Toyota Crown Estate estreia no Japão com jeitão de Corolla Fielder de luxo
Apesar de ser o mesmo carro, a Toyota mudou toda a estratégia de mercado para vender o modelo no mercado japonês

A nova família Crown da Toyota foi anunciada há cerca de três anos com quatro modelos diferentes. Porém, até agora, apenas o SUV Crown Signia começou a ser produzido e vendido exclusivamente nos Estados Unidos.
Agora, um ano após sua estreia no mercado norte-americano, o modelo finalmente começará a ser vendido em seu país natal, o Japão.
Batizado de Toyota Crown Estate, o modelo chega com um nome específico para o mercado japonês. Além disso, por lá ele será vendido como uma perua e não como SUV. O segmento de Station Wagons ainda é muito forte por lá.

As medidas seguem as mesmas: são 4,93 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,62 m de altura e um generoso entre-eixos de 2,85. A plataforma na qual o Crown Estate está montado é a GA-K.
O visual segue o mesmo para o mercado japonês. A carroceria não tem muitas curvas, mas traz uma característica muito importante: elegância. É possível observar isso pelos faróis em led bipartidos na frente, que se comunicam muito bem com a grade repleta de furos – semelhante ao novo Corolla Cross.

As rodas são de 21 polegadas e pintadas de preto fosco. O destaque da traseira fica para o para-choque em preto brilhante, as lanternas de led interligadas e um spoiler que se estende do teto.
A caine também é praticamente a mesma do modelo vendido nos EUA. As únicas excessões são o posicionamento do volante e o emblema da família Crown no centro. As telas são as mesmas, com 12,3″ cada.

No console central há muitos botões, o que é um bom sinal, já que facilita a utilização de todas as funções. Há também um freio de mão eletrônico, uma pequena manopla de câmbio, um carregador de smartphone sem fio e três entradas USB-C.

O material utilizado no interior é sempre couro sintético, mas as cores podem variar entre preto, bege e um cinza-azulado. Com seus quase 5 m de comprimento, o Crown Estate tem um enorme porta-malas de 570 litros. Com os bancos traseiros rebatidos esse número pode chegar até 1.470 litros.
Nos EUA, o modelo é oferecido apenas na versão híbrida não recarregável, que gera 243 cv em conjunto do motor 2.5 aspirado da marca. No Japão, a Toyota oferece está versão já citada e ainda adiciona uma inédita variante híbrida plug-in, que utiliza o mesmo motor a combustão, mas em conjunto de uma bateria de 14,9 kWh que fornece 89 km de autonomia elétrica e uma potência combinada de 306 cv.

O Toyota Crown Estate parte do equivalente a R$ 245.000 no Japão, bem próximo do valor cobrado nos EUA. A versão híbrida plug-in é mais cara, partindo dos R$ 312.000 na conversão direta.