Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Toyota Corolla 2022 fica mais caro e versão básica já supera os R$ 120.000

Sedã da Toyota se mantém o mesmo desde 2019, mas o preço vem mudando (e aumentando) conforme tendência de mercado

Por Eduardo Passos
Atualizado em 12 mar 2021, 11h04 - Publicado em 1 fev 2021, 18h08
Toyota Corolla GLi
Toyota Corolla GLi testado em 2009 por QUATRO RODAS é essencialmente o mesmo à venda (mais caro) (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Dizem que no Brasil as coisas só começam a mudar quando se aproxima o mês de fevereiro. Essa lógica parece se aplicar parcialmente à Toyota, que anunciou a linha 2022 do Corolla mais cara mas sem nenhuma mudança mecânica ou estética.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

O sedã médio da japonesa, que antes partia dos R$ 114.590 e chegava até aos R$ 154.390, agora custa no mínimo R$ 120.790, com sua versão de topo beirando os R$ 160.000.

Versões com motor 2.0

Modelo de entrada do Corolla foi o que sofreu reajuste mais salgado
Modelo de entrada do Corolla foi o que sofreu reajuste mais salgado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O modelo de entrada Corolla GLi é essencialmente o mesmo há dois anos, trazendo motor 2.0 de 177 cv e câmbio CVT, assim como as outras versões não-híbridas. A mudança recente mais notável foi o suporte da central multimídia às interfaces Android Auto e Apple CarPlay.

Além disso, a própria tela perdeu a cobertura que a tornava parecida com uma TV de tubo. A alteração já era prevista no esportivado Corolla GR-S, que estreia em abril, e para o SUV médio Corolla Cross, previsto para março. 

Continua após a publicidade

O que muda no Toyota Corolla 2022?

Versões XEi e Altis Hybrid: Maçanetas internas passam a ter acabamento na cor prata

Versão ALTIS 2.0L Premium: Tela TFT com aumento de tamanho de 4,2” para 7”, como disponível atualmente nas versões híbridas, e inclusão de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro

Versão Altis Premium Hybrid: inclusão de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro

Agora o GLi rompe a barreira simbólica dos R$ 120.000 e custa a partir de R$ 120.790; quase 6% de aumento. Logo acima, a versão XEi, que difere só no acabamento interno e no paddle shift ao volante, foi a que menos sofreu reajustes, custando R$ 129.190 (R$ 2.510 de aumento).

Continua após a publicidade

O intermediário Altis, que entrega mais sistemas de segurança como assistente pré-colisão, também foi meio-termo no aumento, e ganhou mais R$ 4.700 na etiqueta: R$ 151.090.

Modelos híbridos

Corolla Hybrid
Corolla híbrido teve boa demanda, mas agora está mais exclusivo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O primeiro dos Corolla híbridos é o modelo Altis Hybrid, que também ganhou R$ 4.700 no custo e atingiu os R$ 151.090. Isso é costumeiro à Toyota, que costuma cobrar o mesmo preço nas duas versões Altis, sendo que a versão flex sempre têm assistências autônomas.

A versão Altis Hybrid Premium, porém, que só traz melhor acabamento externo e interno, chegou aos R$ 158.990 — reajuste de R$ 4.600.

Desse modo, será necessário desembolsar mais de R$ 150.000 reais para adquirir um Corolla híbrido 0km, tendo à disposição motor 1.8 (101 cv de potência e 14,5 kgfm de torque) combinado com o conjunto elétrico (72 cv e 16,6 kgfm).

Continua após a publicidade
Motor a combustão tem até 101 cv de potência com etanol e é o mesmo há anos
Motor a combustão tem até 101 cv de potência com etanol e é o mesmo há anos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Neste ano também chegarão ao nosso mercado o Corolla GR-S, esportivado, e um SUV com mesma mecânica e plataforma do sedã, chamado Corolla Cross. Os preços da linha 2022 já dão ideia do que será cobrado, mas não se surpreenda se a conta vier mais cara.

Corolla Cross chega entre março e abril com mesma mecânica do Corolla sedã
Corolla Cross chega entre março e abril com mesma mecânica do Corolla sedã (Divulgação/Toyota)

Preços cada vez mais altos

O aumento nos preços dos carros é tendência geral no mercado brasileiro, que vem sofrendo com a desvalorização do real e com problemas de fornecimento de matéria-prima.

Além disso, há grande procura por aço e petróleo em países como a China, que já reaquecem suas economias pós-pandemia e, além do consumo de 2021, lidam com demanda reprimida do ano de 2020.

Continua após a publicidade

Resta saber se, com esse reajuste, a Toyota consegue recuperar patamares pré-covid-19: em 2019 a montado vendeu 56.172 unidades do modelo, contra 41.083 em 2020.

Novos preços do Toyota Corolla:

  • Corolla GLi 2.0: R$ 120.790 (+R$ 6.200)
  • Corolla XEi 2.0: R$ R$ 129.100 (+R$ 2.510)
  • Corolla Altis 2.0: R$ 151.090 (+R$ 4.700)
  • Corolla Altis 1.8 Hybrid: R$ 151.090 (+R$ 4.700)
  • Corolla Altis 1.8 Hybrid Premium: R$ 158.990 (+R$ 4.600)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas capa 741
(arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.