Toyota Camry perde V6 para ser apenas híbrido, até com tração integral
Motor V6 foi aposentado para dar lugar ao novo 2.5 híbrido de até 235 cv e que. pela primeira vez. terá opção de tração integral
Os sedãs podem estar perdendo espaço, mas não pense que o seu fim esteja próximo. O Toyota Camry é um bom exemplo de que esse segmento ainda tem os seu público: foi o quinto carro mais vendido nos Estados Unidos no ano passado, mas o primeiro entre os que não são SUVs ou picapes.
Para continuar com o sucesso, a linha 2025 do Toyota Camry estreia novo visual e nova mecânica. Apesar de ser considerado um carro de ‘tiozão’, o sedã ficará mais moderninho e a montadora mão das opções puramente a combustão.
Isso significa o fim das versões com motor V6 3.5 de 305 cv, o que não fará grande diferença, afinal, esse motor só representou 7% das vendas do Camry nos EUA este ano. Porém, a versão básica a combustão com motor 2.5 de quatro cilindros de 205 cv também vai dar adeus. Era a preferida entre os compradores, somando 82% das vendas.
Agora vão restar apenas os híbridos, também com motor 2.5, mas atrelado a outros dois motores elétricos para somar 228 cv. Assim como o modelo que foi vendido por aqui em 2022, a tração é dianteira, nesse caso.
A maior novidade para a nova geração é uma versão com tração integral. A mecânica é basicamente a mesma, a diferença é que o modelo AWD recebe um terceiro motor elétrico para acionar o eixo traseiro. Na maior parte do tempo, ele funciona como o modelo de tração dianteira e o motor elétrico traseiro entra em ação apenas quando necessário. Com isso, a potência total combinada sobe para 235 cv.
Além da mudança mecânica, o Camry também teve seu visual renovado. Na dianteira, o Camry ganhou novos faróis e um DLR fino com um desenho em estilo em forma de C, que lembra bastante o do novo Prius. A grade em forma de ‘V’ foi substituída por uma mais robusta e localizada mais abaixo no para-choque – que recebe diferentes acabamentos de acordo com a versão. Já o logo não é mais centralizado, sendo movido para a ponta do capô e estando voltado para o alto.
A traseira também ganhou novas luzes, mais finas e com novo design. Toda a traseira foi reformulada, ficando com um visual mais achatado e o centro do porta-malas ganhou o nome do modelo logo abaixo do logo da Toyota. Por falar nele, o símbolo está de cara nova, mais minimalista e sem os contornos em azul que identificavam o trem de força eletrificado.
Quem quiser visual um pouco mais ousado poderá optar pelas versões SE ou XSE, com difusor traseiro, spoiler na cor do veículo, suspensão com acerto esportivo, canards no para-choque dianteiro, pedais de alumínio e borboletas para trocar de marchas. Já os mais conservadores, podem ficar com as opções LE e XLE.
De série, o Toyota Camry 2025 tem ar-condicionado de duas zonas, carregador de telefone sem fio, rodas de alumínio de 16’’, carregador de telefone sem fio, quadro de instrumentos digital de 7’’ e central multimídia de 8’’. As versões XLE e SE têm rodas de 18’’, enquanto a XSE ganha uma exclusiva de 19’’. Por fim, os modelos topo de linha (XLE e XSE) têm um conjunto de telas maiores, com 12,3’’ cada, além de luzes traseiras de LED, assentos de couro aquecidos e com ajuste elétrico na frente e entrada por chave de proximidade.
Bem equipado, o Camry traz o pacote Toyota Safety Sense para toda a linha. Quer dizer que frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego, assistência para manutenção de faixa, farol alto automático e controle de cruzeiro adaptativo estão presentes em todos os carros.
Os preços para o novo Toyota Camry nos Estados Unidos ainda não foram divulgados, mas é bem provável que ele seja mais caro que o híbrido da geração anterior, que partia dos U$ 28.855, aproximadamente R$ 140.000. Seu lançamento está programado para o segundo trimestre de 2024.