Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota Auris antecipa novo Corolla híbrido nacional

Hatch europeu estreou no salão de Genebra com duas versões híbridas e somente uma alternativa convencional

Por Rodrigo Ribeiro
6 mar 2018, 15h00
Toyota-Auris-2019-1600-01
O novo Corolla terá visual próprio, mas pode repetir algumas das linhas do Auris (Divulgação/Toyota)

Com um hatch no mercado e outro já confirmado para este ano, a Toyota não tem planos de trazer a nova geração do Auris para o Brasil. O modelo apresentado nesta terça (6) no Salão de Genebra, no entanto, é importante por usar a mesma base e mecânica da próxima geração do Corolla.

Como QUATRO RODAS antecipou em novembro de 2016, o sedã médio adotará motorizações híbridas e flexíveis no Brasil. A Toyota deve usar no Corolla a mesma abordagem do novo Auris, que passou a oferecer duas versões híbridas e só uma convencional – ou seja, com apenas um motor.

Toyota-Auris-2019-1600-04
A traseira do Auris traz alguns traços do Lexus CT200h, mas com um perfil mais ousado (Divulgação/Toyota)

A versão inicial híbrida do Auris é focada na eficiência energética e usa o mesmo 1.8 Atkinson do Prius, que, combinado ao motor elétrico, tem potência combinada de 122 cv. Abaixo desse pacote está o Auris 1.2 turbo de 116 cv, único que não tem o auxílio de um motor elétrico. Essa versão também é a única com câmbio manual de seis marchas.

inline_4cylinder_2.0
O novo motor 2.0 para aplicação híbrida é aspirado e adota o clclo pseudo-Atkinson, como no 1.8 do Prius (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

A grande novidade é a alternativa topo de linha do hatch, com um perfil mais esportivo e equipada com um 2.0 aspirado capaz de gerar, junto a um motor elétrico, uma potência combinada de 180 cv. O conjunto também estreia um novo câmbio CVT dotado de engrenagem de partida.

Toyota-Auris-2019-1600-02
A nova plataforma TNGA do Auris permitirá ao Corolla ter maior aproveitamento do espaço interno (Divulgação/Toyota)

O recurso, segundo a Toyota, reduz o tempo de resposta da transmissão em arrancadas e permite o uso de polias menores e mais eficientes.

Toyota-Auris-2019-1600-03
O Auris disputa, na Europa, mercado com VW Golf, Peugeot 308 e Ford Focus (Divulgação/Toyota)

O novo Auris usa a nova arquitetura modular TNGA, já usada no Prius e CH-R. Ela permitiu que o hatch ficasse 4 cm mais comprido e 4,7 cm mais baixo em relação a geração anterior.

Continua após a publicidade
direct_shift_cvt
O novo câmbio CVT usa uma relação fixa de marcha que é usada no momento em que o carro arranca (Divulgação/Toyota)

O hatch também adota tecnologias de condução semi autônoma e recursos já presentes no Corolla, como faróis totalmente em LEDs.

Já a suspensão traseira independente do tipo multibraço, mais eficiente (e cara), pode não ser aplicada em todas as versões do novo Corolla nacional.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.