Toyota aprova plano emergencial para manter empregos e tentará importar motores
Fábrica de motores em Porto Feliz (SP) foi danificada por temporal e Toyota estuda de onde pode importar motores para reativar Sorocaba e Indaiatuba

A Toyota do Brasil anunciou a aprovação de um plano emergencial para preservar os empregos e suas operações no Brasil. A produção da empresa no Brasil foi interrompida na última semana, após a destruição da sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP) por fortes chuvas e ventos intensos, no dia 22/09.
Colaboradores da Toyota e representantes sindicais aprovaram as férias coletivas emergenciais para equipes ligadas à produção das unidades Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP) entre 1º e 20 de outubro. Também está aprovada a possibilidade de lay-off (a suspensão temporária dos contratos de trabalho) na sequência.

A Toyota ainda avalia danos e vem elaborando os planos de reparo para a fábrica de Porto Feliz. Sem os motores fabricados ali, as outras fábricas da Toyota no Brasil tiveram sua produção interrompida.
A unidade de Indaiatuba é responsável pela produção do sedã Corolla e Sorocaba concentra a fabricação do Yaris (para exportação) e dos SUVs Corolla Cross e Yaris Cross, que teve seu lançamento no Brasil adiado.

Para tentar mitigar os impactos nas fávricas e minimizar a espera dos clientes, a Toyota estuda a importação de motores de outras fábricas da Toyota pelo mundo. Contudo, a logística para essa operação ainda está em avaliação. A prioridade, no momento, é a avaliação completa e segura da extensão dos danos na fábrica de motores brasileira, que foi inaugurada em 2016.
É possível que a produção da Toyota no Brasil só seja retomada em 2026.
A paralisação ocorre em um momento estratégico para a Toyota. O Yaris Cross, que seria lançado em outubro, é um dos carros mais aguardados de 2025, pois poderia se tornar um dos carros híbridos mais baratos do Brasil. Além disso, Corolla e Corolla Cross são líderes de vendas em seus respectivos segmentos e figuram constantemente entre os carros mais vendidos do país.
O Corolla Cross, inclusive, teve emplacamentos recordes em agosto, com 7.737 emplacamentos. O Corolla sedã teve sua linha 2026 lançada em setembro, junto com a nova versão GLi Hybrid, que chegaria às lojas como uma opção de carro híbrido ainda mais acessível e focada em frotistas.