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Toyota anuncia desenvolvimento de nova gasolina que polui até 75% menos

Novo combustível é totalmente compatível com carros atuais e deve utilizar misturas com produtos renováveis para compensar carbono

Por Eduardo Passos
Atualizado em 14 abr 2023, 19h25 - Publicado em 14 abr 2023, 18h59

A Toyota é uma das montadoras que mais se mexe para encontrar novos meios de propulsão em seus carros. A japonesa foi pioneira entre os híbridos (com o Prius) e com os carros a hidrogênio (com o Mirai). Também lançou o bZ4x, elétrico altamente tecnológico, e, agora, quer apostar nos combustíveis sintéticos.

Não há muitos detalhes sobre os novos planos da Toyota, que anunciou uma parceria com a ExxonMobil, gigante norte-americana do ramo de petróleo e gás. Juntas, as empresas desenvolverão “misturas inovadoras de combustíveis”, capazes de reduzir as emissões de carbono em até 75% quando comparados à gasolina comum.

E-FUEL Porsche
Fábrica de gasolina limpa da Porsche já está funcionando no Chile (e fomos visitá-la) (Divulgação/Porsche)

Os testes da Toyota já indicaram que as misturas estudadas são totalmente compatíveis com os carros atuais e com a infraestrutura de transporte e postos de gasolina. Agora os desafios envolvem desenvolver a produção em larga escala e que garanta preço acessível ao consumidor.

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Motor a Hidrogenio
Motor V8 a hidrogênio feito em parceria da Toyota com a Yamaha (Divulgação/Toyota)

Pelas pistas dadas, a fabricante parece seguir um caminho diferente da Porsche: a alemã aposta em uma literal fábrica de gasolina, que usa energia renovável e processos químicos para criar um combustível que inclusive limpa a atmosfera ao longo de seu ciclo. O da Toyota aparenta maior simplicidade e inclusive pode ter a ver com o etanol, que vem participando do esforço de descarbonização em países como Reino Unido e Índia.

Hidrogênio compõe 3/4 do Universo, mas tê-lo no modo certo para abastecer o Mirai é um desafio
Hidrogênio compõe 3/4 do Universo, mas tê-lo no modo certo para abastecer o Mirai é um desafio (Divulgação/Toyota)

Além das intenções ambientais e de ESG, o esforço da Toyota tem a ver com seus planos de, “por cem anos”, manter seus carros divertidos. No entendimento dos japoneses, o motor a combustão é parte essencial desse fator lúdico, tanto que, antes do combustível inovador, já havia apresentado um motor V8 convencional adaptado para rodar com hidrogênio. Não há data para o lançamento dessa gasolina 75% menos poluente.

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