Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Top ten: quando as parcerias entre duas marcas deram muito certo

Independência financeira que nada: às vezes, duas marcas unem suas forças para fazer história

Por Da Redação
Atualizado em 27 fev 2021, 16h37 - Publicado em 28 mar 2017, 19h53

FORD E JEEP

Jeep Willys
(divulgação/Quatro Rodas)

O Jeep Willys foi montado no país pela Willys Overland do Brasil em 1954. Após a matriz se afundar numa crise financeira nos EUA, o 4×4 passou a ser feito aqui sob a marca Ford-Willys até 1970. A Ford comprou depois a licença de produção do modelo e o fabricou até 1983.

VW E PORSCHE

VW – Porsche
(divulgação/Volkswagen)

A VW queria aposentar o Karmann Ghia e a Porsche, o modelo 912. Assim veio o 914, ou VW-Porsche. O projeto seria designado à Porsche, a mecânica à Volks e a carroceria seria da Karmann, que já fazia o 911 e o 912.

TOYOTA E SUBARU

Toyota 86
(divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

A união das japonesas gerou os gêmeos Toyota 86 (foto) e Subaru BRZ. Produzido desde 2012, trazem sempre o mesmo motor Subaru boxer 2.0 de 200 cv. Nos EUA, virou Scion FR-S, extinta divisão local da Toyota.

BMW E ISO

BMW – Isetta
(divulgação/BMW)

Em 1953, a Iso mostrou um minicarro com cara de ovo. Em 1955, a italiana cedeu a licença para a fabricação do BMW-Isetta (foto) na Alemanha. O projeto ganhou outros países e até o Brasil, onde virou Romi-Isetta.

CITROËN E MASERATI

Citroën SM
(divulgação/Citroën)
Continua após a publicidade

Do acordo entre as duas empresas surgiu, em 1970, o Citroën SM. Com design nada convencional, ele reunia o melhor de ambos: motor Maserati de 170 cv e a revolucionária suspensão hidropneumática francesa.

AUDI E PORSCHE

Audi RS2
(divulgação/Audi)

Em 1994, elas desenvolveram juntas a perua Audi RS2. A base e o cinco cilindros 2.2 turbo de 315 cv eram da Audi 80 Avant, mas com tempero Porsche em motor, suspensão e freio. Dos 2.891 carros, 60 vieram ao Brasil.

FERRARI E LANCIA

Thema 8.32
(divulgação/Ferrari)
Continua após a publicidade

Nos anos 80, a Lancia lançou o Thema 8.32 (8 cilindros, 32 válvulas), cujo motor 2.9 era basicamente o mesmo da Ferrari 308, com algumas adaptações. Com 215 cv, o sedã atingia 100 km/h em apenas 6,8 segundos.

MERCEDES E SSANGYONG

SsangYoug
(divulgação/Ssangyong)

Da parceria de 1991 nasceu o SsangYong Musso, com motores Mercedes. Assim, a coreana usava a rede da marca alemã e esta ganhava uma opção de SUV, que também foi vendido com o emblema da Mercedes.

MERCEDES E MCLAREN

Mercedes SLR McLaren
(divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

A aliança das duas nas pistas resultou, em 2003, no Mercedes SLR McLaren. Ele foi todo desenvolvido em conjunto, mas a produção era em Woking, sede da marca inglesa, e o V8 5.4 de 626 cv vinha dos alemães.

LOTUS E ISUZU

Lotus Elan
(divulgação/Chevrolet)

Lançada em 1989, a terceira geração do Lotus Elan ganhou um motor 1.6 da Isuzu, fruto de um acordo com a GM, que era dona da marca japonesa. Turbinado e com 165 cv, ele levava o esportivo inglês de 1.000 kg a 220 km/h.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.