Apresentado no Salão de Paris, em 1968, o cupê chamou atenção com seus exclusivos faróis, cujo movimento era diferente de todos os outros escamoteáveis conhecidos: a base toda girava para o lado na hora de esconder as lentes, e não para a frente, como nos demais modelos.
2. Corvette Stingray
A segunda geração do Corvette veio em 1963 e com ela estreou o inédito sistema de faróis duplos que giravam em 90 graus para cima (ou para baixo) para abrir (ou fechar), operados por um motor elétrico.
3. Porsche 928
Lançado em 1977 como possível substituto do 911, o 928 tinha os faróis redondos rentes à carroceria. Mas, ao toque de um botão, as lentes se erguiam, ficando de pé como orelhas de Mickey.O sistema “pop up” se repetiria depois no Porsche 968.
4. Camaro SS RS
O Camaro de 1967 teve várias combinações de estilos e versões, como a RS (Rallye Sport), que trazia uma curiosa portinhola que se confundia com a grade quando fechada – ao ligar das luzes, ela deslizava para dentro, revelando o farol.
5. Alfa Romeo Montreal
Fiel ao protótipo exibido em 1967 numa exposição em Montreal, o cupê desenhado por Marcelo Gandini tinha os faróis cobertos em parte por uma pequena persiana só na parte superior. Ao se acionar um comando, ela basculava para baixo e se escondia sob o par de lentes circulares.
6. Cizeta Moroder V16T
Com ar de Lamborghini Diablo, o Moroder V16T era elegante quando seus faróis estavam recolhidos, mas bem estranho quando eles se levantavam e somavam-se às luzes auxiliares. Produzido pela italiana Cizeta, o V16T teve menos de 25 carros fabricados entre 1991 e 1995.
7. Jaguar XJ220
Jaguar mais veloz da história (atingia 340 km/h), o XJ220 ficou conhecido pelas linhas fluidas e pelos faróis embutidos ocultos por tampas ovaladas, que desciam para descobrir as luzes quando em uso. Era uma solução para reduzir o arrasto aerodinâmico e ainda criar um visual dianteiro mais limpo e minimalista.
8. Rapport Forté
Conhecida por transformar carros da Land Rover e Jaguar no fim dos anos 1970, a inglesa Rapport fez alguns fora de série como o Forté, que tinha como base o Jaguar XJ. Sua marca registrada era a ponta do capô que lembrava um aerofólio e encobria parcialmente os faróis duplos. Quando ligados, dois braços mecânicos levantavam essa tampa e os deixavam totalmente à mostra.
9. Buick Riviera
Para 1965, o designer Bill Mitchell reestilizou o Riviera e deixou os faróis nas extremidades da dianteira, ocultos por duas tampinhas que se confundiam com a grade quando fechadas. Quando as luzes eram acesas, as coberturas se abriam como uma concha, exibindo orgulhosamente o par de lentes circulares.
10. Cord 810
Com linhas aerodinâmicas para a época, o carro de 1935 foi o primeiro no mundo a utilizar o sistema de faróis escamoteáveis. Eles eram operados por meio de manivelas posicionadas em cada extremidade do painel e de modo individual. Quando o motorista abria um lado, o Cord 810 parecia que estava piscando.