Dez interiores de carro bastante modulares
Quando os engenheiros quebram a cabeça para melhorar o conforto ou levar mais gente dentro do carro
Fiat Dobló
Presente também na Toyota Hilux SW4, o arranjo traz dois banquinhos extras instalados nas laterais no porta-malas, aumentando para sete o número de ocupantes. Para usá-los, basta soltar a trava, puxá-los para baixo e desdobrar o encosto.
Honda HR-V
Inaugurado no Fit, o sistema ULT (Utility Long Tall) permite configurar os bancos em mais de dez posições. Assim, o volume de bagagem sobe de 437 para até 1.100 litros e ainda dá para levar cargas altas no interior.
Renault Twingo
O francês já era inovador lá em 1993. O banco traseiro corria sobre trilhos para aumentar o porta-malas, como o VW Fox hoje. Bateu um soninho? Dava para rebater os encostos e transformar tudo em cama.
Chevrolet Spin
Presente na LTZ, o banco extra é inteiriço.Pior: quando o ocupante da terceira fila quer sair, é preciso rebater a segunda fileira e saltar por cima. E fora de uso, ainda rouba um belo espaço do porta-malas.
Maybach, Rolls-Royce e BMW série 7
As três limusines de luxo contam com poltronas traseiras individuais que são cheias de mimo: reclinam eletronicamente, trazem ajuste do apoio para pés e pernas e, de quebra, fazem até massagem.
Chevrolet Zafira
O sistema Flex7 da finada Zafira trazia dois bancos escondidos no piso e, assim, não reduziam o tamanho do porta-malas. Sem eles, a segunda fileira podia ser recuada para melhorar o espaço para as pernas.
Mercedes-Benz Classe E
Na versão da perua alemã, um banco fica embutido no assoalho do porta-malas. Para usá-lo, puxam-se duas alças (encosto e assento) e surge um lugar para duas crianças, que viajam viradas para trás.
Land Rover Defender 110
Bancos extras no porta-malas do jipão inglês permitem que ele leve nove pessoas, com dois de frente para os outros dois. Quer espaço para bagagem? É só erguer os assentos e prendê-los ao encosto.
Renault Espace
A minivan oferecia, em 1984, os bancos frontais que giravam 180°, permitindo que ficassem de cara para os passageiros traseiros. Ideal para um bate-papo, com o conforto de uma poltrona de escritório.
Porsche 911
Porta-malas nunca foi o forte de esportivos, mas o 911 bem que tentou. Sem os passageiros, os dois lugares extras podem ser utilizados para levar carga. É só rebater o encosto e jogar a bagagem por cima.