Para que já encheu!
O sensor de pressão indica quando o pneu fura, mas o East Fill da Nissan vai mais longe: ajuda o motorista na hora de calibrar.
Ao encher o pneu, ele toca a buzina uma vez e liga a seta para avisar que pode parar, pois já chegou à pressão correta.
Cuidando do próprio rabo
No Japão, espaço na rua é artigo de luxo. Por isso a minivan compacta Honda N-Box usa um espelho no vidro traseiro, que permite ver quando o para-choque vai encostar no obstáculo.
Mas esse equipamento era do tempo em que câmera de ré ainda era artigo de luxo. Porém, não deixa de ser uma solução prática (e de baixo custo).
Sai, encosto!
Encostos de cabeça são um cobertor curto: se estão lá atrás quando não há ninguém no banco, atrapalham a visibilidade traseira.
Se não existem, não protegem os ocupantes. O encosto do tipo vírgula, embutido, resolve os dois problemas de uma vez.
Fecho à mão
Essa solução não foi inventada pela Fiat, mas tornou-se comum nos carros da marca – a mesma maçaneta interna que abre a porta também serve para travá-la.
É só empurrar para dentro da forração e assim dar adeus ao contorcionismo de puxar pinos ou soltar travinhas.
Roda presa
Os jipes Gurgel nunca foram 4×4. Mas tinham um recurso simples e barato para sair de pequenos atoleiros: o Selectraction usava alavancas que travavam cada roda motriz individualmente.
Assim, mandava toda a tração para a roda que não estivesse girando em falso.
Agente secreto
A câmera de estacionamento precisa ser bem pequena para não prejudicar o design da traseira do carro – nem sempre é fácil achar um local discreto para disfarçá-la.
Então a Volks teve uma ideia: escondeu-a no logotipo da marca, que se abre ao dar ré.
Assim não estraga o visual e ainda deixa a lente sempre limpa.
Jogo de cintura
Sente falta de ajuste para a altura do cinto? Algumas marcas resolveram isso de maneira barata.
Em vez de um suporte que sobe e desce, a altura do cinto é regulada automaticamente por uma abertura curva. Você põe o cinto e ele corre livre por essa fenda.
De bandeja
Já pensou em usar o espaço sob o banco para guardar pequenos objetos?
A VW sim, e projetou uma prática bandeja móvel, que mantém os objetos longe dos olhos dos amigos do alheio.
A Ford fez parecido ao criar no EcoSport um banco cujo assento bascula para a frente. No Renegade, também bascula, mas de trás para frente.
O cinzeiro que se vire
No painel da primeira geração do Uno, havia um cinzeiro que podia ficar perto de quem quisesse fumar. Bastava deslizá-lo para a direita ou para a esquerda. Quem não fumasse tirava e o deixava em casa ou o transformava num porta-objetos.
Na boca da botija
Ar-condicionado gela, ar quente aquece. Então por que não usá-los para ajudar a manter a bebida sempre na temperatura certa?
Foi o que fizeram os engenheiros da Honda ao colocar o porta-copos do Fit em frente à saída de ventilação.
A geração atual do monovolume manteve a solução, acrescida de uma tampa retrátil.