Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dez carros que fizeram dietas radicais para emagrecer

Veja os truques que as montadoras usam para criar carros mais leves

Por Da Redação
Atualizado em 14 abr 2017, 19h33 - Publicado em 27 dez 2016, 18h47

MCLAREN F1

McLaren F1
()

Não é à toa que foi o carro de rua mais rápido de sua época (386,7 km/h). Assim como o V12 de 636 cv, seu peso de 1.138 kg foi fundamental. Por isso, tinha carroceria e chassi de fibra de carbono, motor de alumínio, magnésio na suspensão e até a borracha do pneu era mais leve.

 

LAND ROVER

Land Rover Discovery
(divulgação/Land Rover)

O Range Rover sempre foi pesado, seja pela robustez para o off-road ou pelo excesso de equipamentos. Até que, em 2013, tornou-se o primeiro SUV com carroceria 100% em alumínio. Resultado: ele emagreceu 420 kg. Achou muito? Pois quando o novo Discovery (foto acima) foi submetido ao mesmo tipo de dieta, a redução foi ainda maior: 480 kg!

 

CHEVETTE JÚNIOR

Chevette Júnior
()

Lançado em 1992, seu motor rendia míseros 50 cv. Não bastasse, parte disso se perdia para mover o pesado eixo cardã da tração traseira. Para compensar, a GM aliviou o peso, até com vidros mais finos. O regime fez o Chevette mais simples passar dos 910 para os 876 kg. Mas só durou um ano.

 

RENAULT MÉGANE R26R

Renault Mégane R26R
()
Continua após a publicidade

Com o objetivo de obter o melhor desempenho do motor de 230 cv desta versão especial, a Renault foi a montadora pioneira a utilizar policarbonato, que é mais resistente e 50% mais leve que o vidro. Mesmo com uma completa estrutura de proteção interna, o peso caiu de 1375 para 1252 kg.

 

CHEVROLET CORVETTE

Chevrolet Corvette
()

Ele fez história já na origem, em 1953: foi o primeiro carro com carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro. Isso não só reduzia o peso como viabilizava a produção tão limitada na época (cerca de 300 ao ano). E continua assim até hoje!

 

PORSCHE 550 SPYDER

Porsche 550 Spyder
()

Lançado em 1952 no Salão de Paris, ele era dotado de carroceria de alumínio que revestia um chassi tubular e motor central boxer a ar de 1,5 litro e 110 cv. Tudo isso em apenas 550 kg – daí a origem de seu nome. É até hoje um dos carros com melhores características dinâmicas já fabricado. Mas segurança ainda não era uma preocupação – e foi ao volante de um deles que James Dean morreu.

Continua após a publicidade

 

FERRARI F40

ferrari_f40
()

Último modelo feito sob a supervisão de Enzo (morto em 1988), não trazia som, maçanetas internas (substituídas por correias), vidros laterais (eram peças de Perspex, e apenas deslizavam) ou porta-luvas, resultando em 1.100 kg. Com um V8 2.9 biturbo, atingiu 324 km/h e virou o recordista de velocidade da época.

 

BENTLEY CONTINENTAL SUPERSPORTS

Bentley Continental
()

O primeiro Supersports de 2010 era um Continental GT mais rápido: ganhou 20 cv (chegando a 630) e perdeu 110 kg – tiraram bancos traseiros, colocaram peças mais leves. Ainda assim, tinha assustadores 2.333 kg, bem mais que uma S10 cabine dupla.

 

BMW M3

BMW M3
(Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

O atual M3 emagreceu 80 kg graças à dieta baseada em materiais leves: alumínio (suspensão e capô), magnésio (cárter) e fibra de carbono (cardã e teto), o que baixou o centro de gravidade e o peso para 1.520 kg.

 

911 GT2 RS

Porsche 911 GT2
()

Com 70 kg a menos que o GT2, ele perdeu rádio, ar-condicionado, maçanetas internas, banco traseiro e usou policarbonato no lugar dos vidros e carbono em bancos, spoilers, espelhos. E no capô, o emblema era pintado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.