Dez carros que fizeram dietas radicais para emagrecer
Veja os truques que as montadoras usam para criar carros mais leves
Não é à toa que foi o carro de rua mais rápido de sua época (386,7 km/h). Assim como o V12 de 636 cv, seu peso de 1.138 kg foi fundamental. Por isso, tinha carroceria e chassi de fibra de carbono, motor de alumínio, magnésio na suspensão e até a borracha do pneu era mais leve.
LAND ROVER
O Range Rover sempre foi pesado, seja pela robustez para o off-road ou pelo excesso de equipamentos. Até que, em 2013, tornou-se o primeiro SUV com carroceria 100% em alumínio. Resultado: ele emagreceu 420 kg. Achou muito? Pois quando o novo Discovery (foto acima) foi submetido ao mesmo tipo de dieta, a redução foi ainda maior: 480 kg!
CHEVETTE JÚNIOR
Lançado em 1992, seu motor rendia míseros 50 cv. Não bastasse, parte disso se perdia para mover o pesado eixo cardã da tração traseira. Para compensar, a GM aliviou o peso, até com vidros mais finos. O regime fez o Chevette mais simples passar dos 910 para os 876 kg. Mas só durou um ano.
RENAULT MÉGANE R26R
Com o objetivo de obter o melhor desempenho do motor de 230 cv desta versão especial, a Renault foi a montadora pioneira a utilizar policarbonato, que é mais resistente e 50% mais leve que o vidro. Mesmo com uma completa estrutura de proteção interna, o peso caiu de 1375 para 1252 kg.
CHEVROLET CORVETTE
Ele fez história já na origem, em 1953: foi o primeiro carro com carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro. Isso não só reduzia o peso como viabilizava a produção tão limitada na época (cerca de 300 ao ano). E continua assim até hoje!
PORSCHE 550 SPYDER
Lançado em 1952 no Salão de Paris, ele era dotado de carroceria de alumínio que revestia um chassi tubular e motor central boxer a ar de 1,5 litro e 110 cv. Tudo isso em apenas 550 kg – daí a origem de seu nome. É até hoje um dos carros com melhores características dinâmicas já fabricado. Mas segurança ainda não era uma preocupação – e foi ao volante de um deles que James Dean morreu.
FERRARI F40
Último modelo feito sob a supervisão de Enzo (morto em 1988), não trazia som, maçanetas internas (substituídas por correias), vidros laterais (eram peças de Perspex, e apenas deslizavam) ou porta-luvas, resultando em 1.100 kg. Com um V8 2.9 biturbo, atingiu 324 km/h e virou o recordista de velocidade da época.
BENTLEY CONTINENTAL SUPERSPORTS
O primeiro Supersports de 2010 era um Continental GT mais rápido: ganhou 20 cv (chegando a 630) e perdeu 110 kg – tiraram bancos traseiros, colocaram peças mais leves. Ainda assim, tinha assustadores 2.333 kg, bem mais que uma S10 cabine dupla.
BMW M3
O atual M3 emagreceu 80 kg graças à dieta baseada em materiais leves: alumínio (suspensão e capô), magnésio (cárter) e fibra de carbono (cardã e teto), o que baixou o centro de gravidade e o peso para 1.520 kg.
911 GT2 RS
Com 70 kg a menos que o GT2, ele perdeu rádio, ar-condicionado, maçanetas internas, banco traseiro e usou policarbonato no lugar dos vidros e carbono em bancos, spoilers, espelhos. E no capô, o emblema era pintado.