Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Top Ten: dez carros que não seguiram a tradição de suas marcas

Nem sempre as fábricas respeitam o que dizem seus próprios manuais

Por Redação
2 set 2020, 08h00

Adeus, tradição

Ferrari FF, 4X4 com quatro lugares e motor V12.
(Acervo/Quatro Rodas)

A Ferrari FF (Ferrari Four) é um superesportivo com carroceria hatch e quatro lugares, produzido entre 2011 e 2016 com motor 6.3 V12 (660 cv). Até aí tudo bem. Mas tração 4×4 foi demais! Os conservadores torceram o nariz. Mas lembrem-se: em 2022 virá um SUV!

O avesso do avesso trocadas

Porsche 928
(Acervo/Quatro Rodas)

Todo mundo sabe que a partida dos Porsche fica do lado esquerdo do volante, herança das provas de Le Mans. Mas não neste 928, além dos “populares” VW Porsche 914, 924, 944 e 968, que contrariam a regra.

Gafe britânica

Aston_Martin_Cygnet-auto-sales-statistics-Europe
(Acervo/Quatro Rodas)

Sinônimo de luxo e esportividade, a Aston Martin derrapou ao lançar o subcompacto Cygnet 1.3, em 2011, pensando em reduzir a média das emissões de sua linha de modelos. Saiu de linha dois anos depois.

Continua após a publicidade

Racionalismo alemão

bmw_700_ls-luxus_1
(Acervo/Quatro Rodas)

O duplo rim é marca registrada da BMW, só que o pequeno 700 (1959-1965) saiu sem grade dianteira porque seu motor fica na traseira. Ironicamente, o 700 vendeu muito bem e tirou a empresa de uma crise.

Estrela sem brilho

Mercedes Classe A 160 testada pela revista Quatro Rodas.
(Acervo/Quatro Rodas)

Mercedes é sinônimo de luxo. Mas, em 1997, a marca lançou um monovolume compacto: o Classe A. Não deu certo. Teve problemas de rejeição. Na terceira geração, de 2013, ficou só o nome: virou um hatch de luxo.

Barrado no baile

Phaeton, sedã da Volkswagen, duratne teste na neve.
(Acervo/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A tradução de Volkswagen é “carro do povo”. Em 2020, porém, a fábrica decidiu entrar no segmento de alto luxo, com o sedã Phaeton. Tinha plataforma de Bentley e motores V6, V8 e W12. Mas não convenceu o mercado.

Sem paralelo na história

Porsche_911_996_1200x790
(Acervo/Quatro Rodas)

Com a mesma linha básica desde 1963, o Porsche 911 trouxe uma mudança em 1997 (996): trocou os faróis redondos por um de formas orgânicas. Na geração seguinte, 997, de 2004, os faróis redondos voltaram.

Mudado por conveniência

387a0b93-subaru-brz-1
(Acervo/Quatro Rodas)

Todo esportivo com mais de 1.500 cm³ da Subaru possui motor boxer à frente do eixo dianteiro, menos o BRZ, fruto do desenvolvimento conjunto com a Toyota (o GT86 é seu irmão gêmeo).

Continua após a publicidade

Contramão Inglesa!

x400story_04
(Acervo/Quatro Rodas)

A Jaguar sempre fez sedãs e esportivos de grande porte. Mas, sob gestão da Ford, a marca quebrou o protocolo ao lançar o “compacto” X-Type (2001) – usando a base do Mondeo –, que ainda teve uma versão SW.

Esportivo sem alma

dino studio flatten.psd
(Acervo/Quatro Rodas)

Lançada em 1968, a Ferrari Dino homenageava o filho de Enzo Ferrari, contudo lhe faltava a alma dos V12. Tinha um “modesto V6” e mais tarde um V8. Conclusão: não foi bem-aceito.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.