Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Hyundai Creta roda em testes no Brasil e terá motor turbo do HB20

Além do visual chinês sem grandes mudanças, o SUV da Hyundai vai ganhar o motor 1.0 turbo de 120 cv do HB20

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 fev 2021, 12h24 - Publicado em 20 jan 2021, 14h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hyundai Creta 2022 flagra
    (Luiz Lós/Quatro Rodas)

    Gosta do Hyundai Creta? Então é melhor ir se acostumando com o visual da nova geração do SUV compacto, que estreou na China como ix25 há quase dois anos – e que hoje é vendido até no México. Os flagras enviados pelo leitor Luiz Lós revelam que a versão nacional será praticamente igual ao Creta asiático.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Mesmo com camuflagem pesada é possível notar que os faróis divididos em duas peças, com luzes diurnas de leds avançadas sobre o capô, foram mantidos. Até mesmo a posição dos faróis de neblina é a mesma.

    Fotografou um segredo? Mande seu flagra para nós: 55 11 99975-9245

    Hyundai Creta 2022 flagra
    (Luiz Lós/Quatro Rodas)

    Se faróis divididos foram popularizados por carros de diversas outras marcas, as lanternas partidas podem causar alguma estranheza. Por mais que a traseira estivesse toda coberta, a posição das lanternas e do nicho da placa entrega que nosso novo Creta não terá visual exclusivo para o mercado brasileiro. No máximo, só algum detalhe ou outro diferente.

    Ou seja: depois do HB20, o novo Creta será outro Hyundai com traseira controversa.

    Continua após a publicidade

    SUV está maior

    Hyundai Creta 2022 flagra
    (Luiz Lós/Quatro Rodas)
    Hyundai Creta 2022 flagra
    (Luiz Lós/Quatro Rodas)

    O Hyudai Creta 2022 vai crescer aproximadamente 3 cm no comprimento, 1 cm em largura e 2 cm na distância entre-eixos, para dimensões respectivas de 4,30 m, 1,79 m e 2,61 m. Por outro lado, a altura será reduzida em 1,5 cm, para 1,62 m.

     

    Esse aumento nas dimensões vem de mudanças profundas na estrutura. Apesar disso, sua plataforma continuará sendo a J5, compartilhada com o Hyundai Elantra e com o Kia Soul.

    Continua após a publicidade
    Hyundai Creta 2022 frente
    (Divulgação/Hyundai)

    Pelo visto, ainda dá para esperar surpresas no interior mais amplo do novo Creta brasileiro, fabricado em Piracicaba (SP). Isso porque o painel do SUV compacto vem mudando de acordo com o mercado onde é vendido.

    Se na China há uma grande central multimídia vertical que integra até mesmo os comandos do ar-condicionado, as unidades fabricadas na Índia (e exportadas para o México, diga-se) têm tela ultrawide, retangular, e comandos físicos para o ar-condicionado. Com isso, todo o painel e até mesmo o volante mudam.

    Hyundai Creta 2022
    (Divulgação/Hyundai)

    O que permanece são o quadro de instrumentos com mostradores digitais e freio de estacionamento eletrônico – item presente nos rivais Honda HR-V e Jeep Renegade.

    Continua após a publicidade
    creta chinês painel
    Painel do novo Creta chinês se destaca pela central estilo tablet (Divulgação/Hyundai)

     

    Motor turbo

    Na parte de motorização, a grande novidade estará na estreia do motor 1.0 TGDi, três-cilindros turbo flex de injeção direta com 120 cv e 17,5 kgfm, nas versões de entrada, aliado sempre a câmbio automático de seis marchas.

    Hyundai Creta 2022 painel
    Painel do Hyundai Creta vendido no México (Divulgação/Hyundai)

    Como na linha do HB20, o três-cilindros será o motor das versões intermediárias. As de entrada permanecem com o 1.6 Gamma, quatro-cilindros flex de 130 cv e 16,5 kgfm com câmbio manual ou automático. Já as de topo manterão o 2.0 aspirado e flex, de 166 cv e 20,5 kgfm.

    Hyundai Creta 2022 banco traseiro
    (Divulgação/Hyundai)
    Continua após a publicidade

    Na Índia o motor mais potente é um 1.4 turbo de 138cv e 24,6 kgfm, sempre acompanhado de uma transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades. Este conjunto, porém, nunca esteve disponível no Brasil e não acompanha a potência dos concorrentes na faixa dos R$ 115.000, onde o Creta Prestige briga atualmente.

    Os testes de rodagem com protótipos com carroceria definitiva não enganam. O lançamento no Brasil está próximo: a expectativa é para o segundo semestre.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741

    Veja Também: Creta 2020, guia completo de preços, equipamentos, fotos e versão PCD.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.