Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tesla quer vender na América do Sul e já tem vagas de empregos

Montadora do Elon Musk parece estar de olho no mercado sul-americano e anuncia vagas no Chile

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 16 out 2023, 23h02 - Publicado em 16 out 2023, 22h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Entre os carros elétricos mais vendidos dos Estados Unidos, os três primeiros são da Tesla. Na Europa, o Model Y foi o carro mais vendido do continente no primeiro semestre deste ano. Só na China, maior mercado de elétricos do mundo, a montadora de Elon Musk não lidera, já que tem a forte concorrência da sua maior rival e prata da casa: a BYD.

    Nessa briga entre as duas maiores produtoras de carros elétricos do mundo, a BYD saiu na frente ao explorar mercados menores, como a América do Sul, onde a montadora já até inaugurou a pedra fundamental da sua fábrica brasileira. A Tesla, para não ficar atrás, já mexe alguns pauzinhos e ensaia uma chegada ao Chile.

    Tesla Mode S frontal
    Tesla Model S Plaid (Divulgação/Tesla)

    O anúncio ainda não foi feito oficialmente, mas pelas vagas de emprego postadas na rede social Linkedin, a Tesla deve iniciar a importação direta para o Chile em breve. Em sua página, a empresa divulgou que está procurando um General Manager (gerente geral), que geralmente é o primeiro cargo que uma empresa procura quando quer expandir para um país novo.

    Além da postagem da vaga, a sua descrição deixa bem claras quais as intenções da Tesla no Chile: “A Tesla Motors procura um gerente geral nacional no Chile para ajudar a lançar o mercado. Você será o embaixador da nossa marca no mercado e desempenhará um papel fundamental na formação da nossa imagem corporativa, ao mesmo tempo que acelera a transição para a energia sustentável.”

    Continua após a publicidade

    Em comparação ao Brasil, o Chile não é um mercado expressivo, além de não viver um bom momento. No primeiro semestre de 2023, o Chile vendeu pouco mais de 159.000, o que representa uma queda de 28% em relação ao mesmo período em 2022. Já o Brasil somou 1,15 milhões de unidades no mesmo período, levando em consideração carros e comerciais leves.

    Tesla Model X
    (Divulgação/Tesla)
    Continua após a publicidade

    Porém, há uma explicação: O Chile possui uma das maiores reservas de lítio do mundo, metal importante na produção das baterias dos carros elétricos. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o país latino fica atrás somente da Austrália nesse quesito.

    Sabendo dessa riqueza natural, o governo chileno já se adiantou e pretende vender somente carros elétricos a partir de 2035. Mais um incentivo para entrada de montadoras do ramo.

    Tesla Model Y pode superar a rara marca de um milhão de unidades vendidas em um ano, ao fim de 2023
    Tesla Model Y (Divulgação/Tesla)
    Continua após a publicidade

    Além de um gerente geral, a Tesla também está procurando profissionais em outras áreas. No Linkedin, a montadora também divulgou vagas para consultor de vendas e técnico de serviços, as duas para trabalhar na capital, Santiago.

    Compartilhe essa matéria via:

    Junto com a vaga de consultor de vendas, a Tesla deu uma pista dos veículos que pretende levar ao país, citando Model S, Model X, Model 3 e Model Y, que correspondem atualmente a todo o portfólio da montadora.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.