Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tecnologias automotivas da Lua para a Terra

Protótipo da Nasa traz soluções que também servem para os carros que rodam na Terra

Por Fabio Paiva
Atualizado em 23 nov 2016, 20h24 - Publicado em 10 jan 2016, 05h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Carro da NASA
    Com um motor elétrico em cada uma das rodas, que são direcionais, MRV tem total liberdade para realizar manobras ()

    A Nasa, agência aeroespacial americana, há tempos sabe como fazer um carro lunar. Em seu mais recente projeto, porém, seus cientistas desenvolveram tecnologias que podem ser aplicadas tanto em modelos para rodar na Lua e em Marte como no caótico trânsito do planeta Terra. O Modular Robotic Vehicle (MRV) é um compacto de dois lugares, com tração elétrica, que pode trafegar com a mesma desenvoltura em diferentes tipos de piso e relevo (e até em outro planeta).

    A principal característica que diferencia o MRV dos automóveis que conhecemos hoje – e o aproxima dos veículos espaciais – é o fato de que todos os seus sistemas (transmissão, direção e freios) são eletrônicos, do tipo drive-by-wire, com recurso de redundância. Ou seja, se ocorrer alguma falha, um segundo sistema assume as funções do primeiro. Mas essa não é a única novidade que o MRV traz para as ruas. De acordo com a Nasa, durante o desenvolvimento desse modelo, foram feitos progressos de diversos componentes como atuadores elétricos, controladores de motor, sensores, baterias, materiais de isolamento, além de software de gestão de sistemas.

    Drive by wire

    Assim como os outros sistemas drive-by-wire, a direção não tem qualquer ligação física com as rodas. Quando o motorista gira o volante, sensores de posição enviam sinais a um processador que controla atuadores que movimentam as rodas.

    E-corner

    As rodas são instaladas em um conjunto batizado de e-corner, que reúne motor, freio e braços de suspensão. O MRV tem quatro motores que podem trabalhar em conjunto (tração 4×4) ou em pares (4×2 dianteira ou traseira). Cada motor gera 26,3 mkgf de torque.

    Algoritmos

    Todas as rodas são direcionais, mas o motorista pode escolher o modo de funcionamento habilitando apenas as dianteiras, dando liberdade parcial às traseiras (para facilitar o contorno das curvas) ou permitindo movimento de até 180° às quatro rodas, de modo que o veículo se desloque lateralmente, como um caranguejo.

    Continua após a publicidade

    Volante

    A sensação de manusear o volante pode ser a mesma de uma direção hidráulica ou elétrica convencional. Basta que se façam os ajustes necessários. O volante é igual aos dos automóveis atuais, mas poderia ser substituído por um joystick.

    Ficha técnica

    O MRV tem 2,15 metros de comprimento, 1,55 de largura e pesa 900 kg. Ele é alimentado por baterias de íons de lítio, refrigeradas a água, que proporcionam uma autonomia de 100 km em velocidade constante de 70 km/h. A recarga é feita em tomada convencional (240 volts).

     

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.