Tanque cheio: cinco cervejas que homenageiam o automóvel
Tem até cerveja da Jeep! Mas cuidado: ela é feita na China...
Bebida e direção não combinam. Quando há a mistura, além de infringir a lei, o resultado pode ser desastroso. Mas há cervejas que têm uma relação peculiar com os carros: levam em seus rótulos nomes alusivos ao mundo automotivo. Tivemos o árduo trabalho de caçar algumas.
Old Engine Oil
A cerveja (foto na abertura da matéria) foi criada por Ken Brooker, que trabalhou na Ford nos anos 40. Segundo os fundadores, a cerveja leva o nome por ser escura e densa, lembrando óleo de motor usado, como definia o próprio criador. Do tipo porter, é produzida pela cervejaria escocesa Harviestoun. Em 2011, foi considerada uma das melhores ales do mundo.
Charger Beer
A cervejaria Brew Boys, de Adelaide, na Austrália, faz duas homenagens à Dodge. Uma delas é a GTS Beer, do tipo pale ale, que faz referência ao Monaro GTS. Já a Charger Beer é uma lager. Seu rótulo remete à pintura do Charger R/T, laranja com faixas pretas.
Speedway Stout
A garrafa e o rótulo são inspirados nos champanhes que pilotos estouram quando vencem corridas. É considerada uma das melhores do mundo entre as da categoria stout. Em suas notas de sabor estão traços de café e chocolate.
Cable Car Beer
Neste caso a cerveja não representa um modelo de carro, mas um meio de transporte. A cervejaria de Nova York homenageia a cidade de São Francisco. Nome e rótulo fazem menção a um dos símbolos da cidade: os bondes elétricos. São quatro variedades da bebida.
Jeep
Um dos ícones automotivos nos EUA foi parar na China, como uma marca de cerveja. No lançamento, a empresa até premiou o distribuidor líder de vendas com um Jeep Compass (o vencedor comercializou 60000 litros). A mesma cervejaria também produz um rótulo com a marca inglesa Land Rover.