Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Kia Stonic pode chegar ao Brasil em breve para peitar o Renegade híbrido

Coreana não esconde pressa em lançar seu SUV compacto no Brasil. No meio do caminho, porém, há crises sanitárias, cambiais e de matérias-primas

Por Eduardo Passos
Atualizado em 2 abr 2024, 09h35 - Publicado em 5 Maio 2021, 17h41
Kia Stonic GT Line Frente
Kia não esconde interesse de entrar na briga dos SUVs compactos no Brasil (Divulgação/Kia)
Continua após publicidade
Kia Stonic pode chegar ao Brasil em breve para peitar o Renegade híbrido
Kia não esconde interesse de entrar na briga dos SUVs compactos no Brasil (Divulgação/Kia)

Após anos de vai-não-vai, o Kia Stonic pode, finalmente, chegar ao mercado brasileiro. A nova versão do SUV compacto vem sendo homologada junto aos órgãos de trânsito e, não fossem alta do dólar e pandemia, já poderia até ter sido lançado.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Apesar de compartilhar muitos detalhes — principalmente internos — com o Kia Rio, o Stonic promete ousar pelo fato de ser oferecido em quatro versões exclusivamente híbridas, unindo motor 1.0 turbo (da mesma família do 1.0 T-GDI do HB20) ao motor elétrico.

Mecânica híbrida

Kia Stonic MHEV Lateral
Modelo mede 4,14 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,5 m de altura e 2,58 m de entre-eixos (Divulgação/Kia)
Continua após a publicidade

O flerte entre o utilitário e o mercado nacional vem desde seu lançamento, há três anos. Sempre cotado ao Brasil, o Stonic até fez uma breve visita durante o Salão de São Paulo em 2018, mas não foi além disso.

Enquanto isso, o modelo seguia sua vida no exterior, comercializado na Oceania, Europa e Ásia. Após alguns anos, a linha 2021 ainda ganhou novos ares graças a novidades estéticas, eletrônicas e principalmente mecânicas.

Kia Stonic GT Line Motor
Auxiliado pela bateria, 1.0 turbo pode chegar a 185 km/h e render na casa dos 20 km/l com gasolina (Divulgação/Kia)

Atualmente, há três opções de motores para o Kia Stonic, mas só a híbrida está em homologação para o Brasil. Nela, o motor 1.0 turbo T-Gdi Smartstream funciona junto à unidade elétrica de 48V em esquema mild hybrid, atingindo 120 cv de potência máxima.

Continua após a publicidade

Na Europa, as versões MHEV contam com transmissão de dupla embreagem e sete marchas ou manual de seis velocidades. Em ambas as potência se mantém, mas o torque varia, respectivamente, entre 17,5 kgfm e 20,4 kgfm.

O Stonic usa a bateria como auxílio ao 1.0 turbo em trechos de descida, por exemplo, nos quais o motor a combustão desliga-se discretamente, poupando combustível. A eletricidade também oferece potência extra momentânea em trechos íngremes e assume o controle da função start-stop do carro. O carregamento é feito recuperando energia cinética e potencial da rodagem, sem possibilidade de conexão à tomada.

Kia Stonic Painel
Todas as versões contam com painel de instrumentos analógico (Divulgação/Kia)

Ainda que não ofereçam todas as vantagens de um veículo elétrico completo, os mild hybrid aliam melhores números de desempenho, consumo e emissão de poluentes sem tanto acréscimo no preço final.

Continua após a publicidade

O Jeep Renegade também terá uma versão híbrida, com motor 1.0 turbo, no Brasil ainda em 2021. Mas trata-se de um híbrido pleno, que pode se mover apenas com o motor elétrico. 

Essa é preocupação primordial à Kia do Brasil, que vem reprogramando a chegada do modelo por conta da desvalorização do real e o quadro da pandemia de covid-19 no país. O próprio fato de ser híbrido reduz os impostos pagos pelo veículo.

Preços e versões

Kia Stonic GT Line Interior
Decalques são exclusivos da versão GT Line, mas resto da cabine do Stonic é praticamente idêntica à do Kia Rio (Divulgação/Kia)

Situado acima do Kia Rio, o Stonic precisará de atenção para que seus preços não tornem-no inacessível ao consumidor-alvo. Isso porque, na conversa direta, seus valores na Europa variam entre R$ 120.000 e R$ 160.000.

Continua após a publicidade

Seguindo o padrão, o Stonic de entrada será a versão LX, sucedida pela intermediária EX e topo de linha SX. Também está em homologação a versão esportivada GT-Line, marcada por para-choques diferenciados, pintura bicolor e spoilers.

kia_stonic_gt-line_10
Esportivado GT-Line mantêm a mecânica mas ganhou quase um facelift sob medida (Divulgação/Kia)

Entre itens opcionais e de série, o Kia Stonic oferece iluminação em led (incluindo faróis full-led), vetorização do torque e detecção de fadiga do motorista. Graças a câmeras e sensores, o carro ainda traz sistema de frenagem emergencial automática, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.

Procurada por QUATRO RODAS, a montadora confirmou que está homologando seu SUV compacto no Brasil, com certo atraso dadas as diferentes crises socioeconômicas. Ainda que o Stonic possa estar apto à venda em questão de semanas, a Kia ressaltou não possuir data de lançamento do carro.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas Abril

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.