Desde 2019 a Caoa Chery tem o interesse de entrar no segmento dos SUVs de luxo. Em 2020 não deu, mas de 2021 os planos não passam. O Exeed LX, que será responsável por levar a marca chinesa a um patamar de preço próximo dos R$ 200.000 já roda em testes no Brasil.
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Os flagrantes foram feitos pelos leitores André e Arthur Braga na rodovia que liga Goiânia e Brasilia.
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O que é a Exeed?
Exeed é a marca de luxo da Chery e seus carros são versões mais sofisticadas dos Caoa Chery que já são montados e vendidos no Brasil. O Exeed LX consegue disfarçar bem, mas é baseado no próprio Tiggo 7. Não é só a plataforma T1X que é igual, mas boa parte das peças da carroceria são as mesmas.
Frente e traseira, porém, são completamente diferentes. O capô é alto e acompanha o formato dos faróis estreitinhos, do tipo full-led, que estão alinhados à grade, também pequena. Quem se destaca são as aletas horizontais logo abaixo, por conta do estilo diferentão.
Na traseira, as lanternas interligadas também ajudam a formar a personalidade do Exeed LX. Os refletores verticais, por sua vez, dão impressão de robustez ao SUV, que tem saídas de escape funcionais integradas ao para-choque.
Com 4,53 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,70 m de altura, o modelo é apenas 3 cm mais longo e 2 cm mais largo que o Tiggo 7. O entre-eixos é exatamente o mesmo: 2,67 m.
Interior com bom acabamento
Não será a primeira vez que a Caoa Chery venderá o mesmo carro em versões irreconhecíveis. O Celer e o Tiggo 2 são o mesmo carro e os sedãs Arrizo 5 e Arrizo 6 também só se diferem por uma nova frente e traseira, além do interior exclusivo e de alguns itens extras.
Mas o Exeed LX leva isso a um novo patamar. No painel dele, além de partes que imitam madeira, há duas telas de 12,3 polegadas integradas em uma única moldura (como nos Mercedes mais recentes), cumprindo função de quadro de instrumentos e central multimídia, comandada também por uma placa tátil no console.
Na China, o quadro de instrumentos ainda é capaz de trabalhar com realidade aumentada para dar instruções de navegação. Por aqui, os itens mais avançados que estão garantidos são o piloto automático adaptativo e sistema de frenagem de emergência, graças ao radar que se vê na base do para-choque dianteiro do carro flagrado.
Comandos sensíveis ao toque no console, remetem aos Land Rover, e controlam o ar-condicionado. São parecidos com os de Arrizo 6 e Tiggo 8, mas há telas exclusivas para os seletores de temperatura do ar-condicionado de duas zonas. As saídas de ar estreitas separam os dois níveis do painel.
Motor do Tiggo 8
Enquanto o Tiggo 7 usa o motor 1.5 turbo flex de 150 cv, o Exeed LX usa o 1.6 T-GDI, com turbo, intercooler e injeção direta, que rende 187 cv e 28 kgfm, combinado à transmissão de dupla embreagem de sete marchas. A propósito, nele o famoso seletor do câmbio joystick foi substituído por um seletor horizontal.
Essa mistura entre itens do Tiggo 7 e do Tiggo 8 vão facilitar a montagem do Exeed LX na fábrica de Anápolis (GO). Isso faz parte do investimento de R$ 1,5 bilhão anunciado pelo Grupo Caoa no Brasil. O lançamento do Exeed LX está previsto para acontecer até março.
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