A Volkswagen promoveu a apresentação mundial do Atlas, SUV inédito destinado inicialmente ao mercado norte-americano. Posteriormente, no final de 2017, ele deve ser vendido na Rússia e no Oriente Médio, além da China.
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Inspirado pela série de SUVs conceituais revelados desde 2010, o Atlas adota um estilo ao gosto dos EUA, com aparência bruta e dimensões nada modestas: são 5,04 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,77 m de altura. Ele é 24 cm mais longo e 4 cm mais alto que a atual geração do Touareg. Em comparação com o Tiguan vendido no Brasil, são 61 e 10 cm extras, respectivamente.
Curiosamente, a própria VW diz que ele será intermediário entre o Tiguan e o Touareg. Isso leva a crer que, em termos de acabamento, requinte e preço, ele será inferior ao Touareg, apesar do tamanho maior. Outra possibilidade é que a futura geração do Touareg – antecipada pelo conceito T-Prime, revelado em abril – seja ainda maior que o Atlas.
Na dianteira, alta, destaca-se o grande conjunto formado pela grade e pelos faróis (estes, full-led e com luzes diurnas). O capô é cheio de vincos, enquanto o para-choque tem boa quantidade de plásticos sem pintura. A traseira e a lateral têm linhas clássicas da marca, com vincos bem demarcados e lanternas horizontais — a iluminação por leds é opcional.
O interior do Atlas, apesar de maior e mais moderno, não é luxuoso como o do Touareg. O acabamento mescla plásticos de cores claras e escuras, piano black e imitações de madeira. No centro, o sistema multimídia incorpora os sistemas App-Connect, Apple CarPlay e Android Auto, enquanto o quadro de instrumentos pode ser digital e personalizável, como nos carros da Audi.
Entre as tecnologias de assistência, o utilitário tem alerta de pontos cegos, frenagem automática ao prever uma colisão frontal, assistente de permanência em faixa e assistente de estacionamento. Serão duas opções de motores, sempre com transmissão automática de oito marchas. O primeiro é um 2.0 TSI de 238 cv, enquanto o mais potente é um 3.6 VR6 de 280 cv. A tração pode ser dianteira ou integral, no caso do VR6.