Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Supercaminhão elétrico leva 65 toneladas e gera sozinho toda a sua energia

Caminhão elétrico desenvolvido na Suíça dá conta do trabalho pesado na mineração e ainda gera boa parte da energia de que necessita

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 28 out 2019, 07h00 - Publicado em 28 out 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Supercaminhão elétrico leva 65 toneladas e gera sozinho toda a sua energia
    O eDumper é tido como o maior veículo elétrico do mundo. (eMining/Divulgação)

    Eletrificar caminhões pode parecer incoerência, uma vez que as pesadas e volumosas baterias roubam parte do espaço e da capacidade de carga do veículo.

    A farta quantidade de torque que os motores elétricos geram, desde o instante em que são ligados, porém, compensa, e muito, qualquer perda nesse sentido.

    A prova disso é o eDumper, um caminhão basculante elétrico desenvolvido pela empresa suíça eMining que carrega até 65 toneladas. O eDumper é tido como o maior veículo elétrico do mundo.

    Além de grande – 9,11 m de comprimento, 4,26 m de altura, 4,26 m de largura –, ele tem um poderoso conjunto de baterias com capacidade de 600 kWh, o que equivale a seis vezes a reserva de um Tesla S com o pacote de longo alcance (100 kWh).

    komatsu_hd605-7_9
    Motor elétrico no lugar do diesel. E baterias ao invés de tanque de combustível (Komatsu/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Ele foi produzido a partir de um caminhão já existente, o Komatsu HD605-7, para Ciments Vigier, preocupada em reduzir suas emissões de CO2.

    Segundo a Vigier, que usa os brutos para carregar minério do alto de uma montanha até sua fábrica no sopé, um basculante a diesel substituído por sua versão elétrica – que gera a própria energia durante o trabalho (veja ao lado) – pode economizar cerca de 100.000 litros de diesel por ano, deixando de emitir até 262 toneladas de CO2.

    Autossuficiência

    Segundo o fabricante, o caminhão eDumper seria capaz de gerar toda a energia necessária para rodar em uma rotina operacional de uma usina de mineração.

    A empresa baseia seu projeto numa situação bem específica: a partir de certa quantidade de energia armazenada nas baterias, o caminhão sobe um morro descarregado e retorna ao ponto de partida carregado com 65 toneladas.

    Continua após a publicidade

    Na descida, o caminhão carregado geraria teoricamente toda a energia elétrica de que precisa por meio dos freios regenerativos. Mas na prática nem toda energia consumida na subida consegue ser reposta na descida.

    Segundo o professor doutor Wanderlei Marinho, da Universidade de São Paulo, parte da energia pode ser perdida em forma de frenagem por atrito nas lonas de freio.

    E a energia gerada pode deixar de ser totalmente aproveitada em razão de diferentes fatores relacionados à gestão da energia do sistema.

    “Um fator importante a se considerar é a temperatura de operação das baterias, por exemplo, que não deve exceder valores-limite operacionais”, diz Marinho.

    Continua após a publicidade

    A eMining não divulgou qual seria o rendimento em condições iguais de subida e descida. Ou seja: com o caminhão sempre vazio ou carregado.

    Fichas Técnicas

    Komatsu HD605-7 (diesel)

    Motor: diesel, 6 cil. em linha, 23.150cm³, turbo, 739 cv e 339 mkgf
    Câmbio: automático: 7 marchas, tração integral
    Dimensões: comprimento, 911 cm; largura, 426 cm; altura, 426 cm; peso, 46,2 toneladas; capacidade de carga,
    65 toneladas; tanque, 780 litros

    eMining eDumper (elétrico)

    Motor: elétrico, síncrono, 800 cv, 968,7 mkgf
    Baterias: 600 kWh
    Dimensões: comprimento, 911 cm; largura, 426 cm; altura, 426 cm, peso, 45 toneladas, capacidade de carga, 65 toneladas

     

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.