Sucessor híbrido do Lamborghini Huracán poderá ter V8 e chega em 2024
Ainda sem confirmação do trem de força, fontes anônimas indicam que o esportivo terá V8 híbrido biturbo mas só chega no fim de 2024
A Lamborghini está se preparando para uma revolução geral em sua linha: saem os modelos só com motores a combustão e chegam novos com motorização híbrida. Dentre os que serão substituídos está o sucessor do Aventador, que já teve parte da sua mecânica explicada e o Huracán, que teve seu sucessor confirmado para o final de 2024.
A notícia veio do próprio CEO da Lamborghini, Stefan Winkelmann, durante um evento oficial. “No final de 2024, um Huracán completamente novo chegará ao mercado”, anunciou o executivo segundo o site Road & Track.
Sabemos que o sucessor do superesportivo será plug-in desde julho do ano passado, quando o chefe de tecnologia da Lamborghini fez o anúncio. Porém, especificações oficiais sobre motor e potência não surgiram até hoje.
De acordo com uma fonte ouvida citada pelo site Motor 1, o motor V10 aspirado daria lugar a um V8 biturbo, onde as turbinas só entrariam em ação após os 7.000 rpm, mantendo-se ativas até a faixa vermelha na casa dos 10.000 rpm. Antes disso, o motor funcionaria como um aspirado comum recebendo assistência de um sistema híbrido, que não foi detalhado.
É uma configuração diferente da anunciada para o Urus híbrido e o sucessor do Aventador. O SUV, provavelmente, usará o conjunto mecânico plug-in do Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid, com motor V8 4.0 e um sistema híbrido que totaliza 700 cv. Porém, no Urus esse sistema seria melhorado para chegar aos 831 cv.
Já o substituto do Aventador, que ainda não teve seu nome revelado e deve chegar ainda em 2023, terá trem de força diferente. Além do motor V12 instalado no eixo traseiro, também terá três propulsores elétricos: um instalado no câmbio automático de oito marchas e os outros dois nas rodas dianteiras, garantindo tração integral e potência acima dos 1.000 cv.
A bateria que alimenta o sistema terá 3,8 kWh e poderá ser carregada a até 7 kW, permitindo uma carga total em aproximadamente 30 minutos. Em janeiro, algumas patentes vazaram e mostraram que o modelo manterá a linguagem estética do Aventador, além de antecipar o som que o carro fará em modo totalmente elétrico.