Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sucessor do VW Gol no Brasil será SUV compacto rival de Pulse e Kardian

O "SUV do Gol" foi flagrado na Índia com logo da Skoda demonstrando uma carroceria definitiva. O modelo será fabricado em Taubaté (SP) já em 2025

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 27 abr 2024, 20h14 - Publicado em 27 abr 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com um investimento de R$ 16 bilhões anunciado pela Volkswagen com 16 novos modelos para o Brasil até 2028, destaca-se o tão aguardado SUV de entrada, sucessor do icônico VW Gol, que será fabricado em Taubaté (SP).

    O modelo já está em estágio avançado de desenvolvimento, mas os primeiros flagras das unidades de teste com carroceria definitiva vêm da Índia. Isso porque a Skoda também terá um SUV compacto baseado no mesmo projeto e que chegará antes às lojas.

    Os mais observadores já conseguem ter uma noção geral do porte e design do SUV. Só é preciso desconsiderar que os faróis divididos, com leds independentes, fazem parte da identidade da Skoda, mas a posição do capô, a inclinação do para-brisa e as janelas laterais serão indênticos no Volkswagen brasileiro.

    Outros elementos já revelados incluem lanternas em LED, luz de freio integrada ao aerofólio, rack de teto e placa de identificação instalada na tampa do porta-malas – padrão entre os SUVs.

    Novo SUV VW Skoda
    (Reprodução/Reprodução)

    O projeto está sendo elaborado em colaboração entre Volkswagen e Skoda, com cada marca desenvolvendo sua própria versão do modelo. A ideia é reduzir custos de desenvolvimento, aproveitando toda a estrutura da plataforma MQB-A00, aproveitando o esforço que as duas marcas já fizeram ao compartilhar o projeto do VW Virtus entre si.

    Continua após a publicidade

    No Brasil, o “sucessor do VW Gol” será lançado até o fim de 2025 e produzido na fábrica de Taubaté (SP), com design alinhado às diretrizes estabelecidas pela Volkswagen.

    Uma característica importante é que o carro foi desde o início idealizado para eletrificação e há tempo hábil para já chegar às lojas com o motor 1.0 TSI em sua versão híbrida leve flex.

    Quanto ao tamanho, o modelo provavelmente terá menos que os 4,05 m de comprimento de um Polo. O novo SUV será posicionado como um modelo maior que o Polo Track e abaixo do Nivus, competindo diretamente com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian.

    Detalhes específicos sobre o carro ainda não foram revelados, espera-se que nos próximos meses apareça alguma prévia do design.

    O plano de investimento da VW também inclui uma picape inédita, que nascerá em São José dos Pinhais (PR). O conceito Tarok, mostrado em 2018, dá algumas pistas do que haverá na rival de Chevrolet Montana e Fiat Toro, que deve oferecer tração integral e versões híbridas leves ou plenas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.