Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Substituto do Kia Cerato pode chegar em 2025 com motor híbrido

Nos EUA, o sedã é vendido apenas com motores 1.6 e 2.0 sem eletrificação, mas a montadora já anunciou que ele terá uma versão MHEV em breve

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 28 ago 2024, 17h28 - Publicado em 28 ago 2024, 17h00
Kia K4
Substituto do Cerato, K4 deve chegar ao Brasil em 2025 (Divulgação/Kia)
Continua após publicidade

A Kia parece ter planos ambiciosos para o Brasil. Atualmente, a linha da montadora se limita apenas a SUVs (Stonic, Niro, Sportage e Carnival), com mais prestes a chegar às lojas: o elétrico EV5. Mas a intenção é brigar também entre os sedãs, introduzindo o novo Kia K4.

O modelo foi apresentado ao mundo em março, durante o Salão de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e se posicionou como substituto do Cerato. A possibilidade é que ele chegue com motorização híbrida leve (MHEV), colocando-o em uma briga direta com o Toyota Corolla e o Honda Civic, esse último um pouco mais caro.

O conjunto mecânico híbrido ainda não foi apresentado. Nos EUA, onde é vendido a mecânica mais potente disponível é composta por um motor 1.6 turbo a gasolina com 193 cv e 26,9 kgfm com câmbio automático de oito marchas. Além dela, há também o mais 2.0 aspirado de 149 cv e 18,2 kgfm, esse acoplado a um câmbio CVT e destinado às versões mais básicas.

Kia K4
Em relação ao tamanho, o K4 tem dimensões maiores que o antigo Cerato (Divulgação/Kia)

No Brasil, os modelos da Kia já apresentam versões híbridas leves. O Niro por exemplo, tem um conjunto híbrido leve 1.6 aspirado de 106 cv e 14,6 kgfm e um elétrico de 45 cv e 18 kgfm, totalizando 141 cv. Já o Sportage, troca o 1.6 aspirado por um turbo com injeção direta e a potência sobe para os 180 cv.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Ainda é cedo para garantir algo. De acordo com as informações dadas pela própria Kia, o K4 ainda está em fase de estudos e a previsão de lançamento é só para 2025. Além dele, a Kia também estuda a chegada do seu ‘irmão menor’ K3. Se vier, chegaria importado do México, onde é produzido.

Como é o Kia K4

O substituto do Cerato chega com um visual que remete aos elétricos, seguindo a nova filosofia de design da marca chamada de “Opostos Unidos”. As luzes são finas e os DLRs tem forma de raio, avançando em direção às portas e descendo para até os faróis principais dispostos da vertical. Junto da nova grade estreita, a dianteira reinterpreta o clássico “nariz de tigre” para um contexto mais moderno.

A traseira repete o padrão visto na frente. Já de perfil, parece que estamos vendo um cupê de duas portas, muito pelas maçanetas traseiras escondidas nos vidros e o caimento acentuado da traseira.

Kia K4
Traseira tem praticamente o mesmo padrão da dianteira (Divulgação/Kia)
Continua após a publicidade

Não só mais moderno, o K4 também é maior que o antigo Cerato. São 4.70 m de comprimento e 1,84 de largura, contra 4,64 metros e 1,80, respectivamente. O porta-malas tem 413 litros, menor que o do K3, que tem bons 544 litros, que é 16 cm menor que o irmão.

Kia-K4-00003-1536x864
K4 esconde as maçanetas para trazer um visual mais sofisticado (Divulgação/Kia)

Por dentro, o sedã tem acabamento em um tom de verde escurecido ou cinza, dependo da versão. No painel, há botões físicos para controlar a climatização e acionar atalhos para central multimídia, uma reivindicação dos clientes da marca.

Kia K4
(Divulgação/Kia)
Continua após a publicidade

As telas são integradas, mas estão emolduradas no painel, cada uma com 12,3 polegadas. Entre elas, ainda há uma pequena tela de 5 polegadas dedicada exclusivamente para a controle do ar-condicionado.

Kia K4
(Divulgação/Kia)

De série, o K4 traz itens como seis airbags, assistência de manutenção de faixa, frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, entre outros.

Kia-K4-00002-1536x864
(Divulgação/Kia)
Continua após a publicidade

Na versão topo de linha GT Line, única equipada com motor 1.6 turbo, o K4 tem itens como sistema de som Harman Kardon, controle de cruzeiro adaptativo com centralização de faixa, rodas de 18’’ de liga leve e suspensão traseira multilink (as versões 2.0 usam eixo de torção).

Nos EUA, o K4 tem preço inicial de U$ 23.145, aproximadamente R$ 128.200 na cotação atual. Subindo para o topo de linha GT Line, o preço chega nos U$ 29.245, cerca de R$ 162.000.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.