No ano passado, a BYD lançou uma nova submarca com vocação jovem e tecnológica, chamada FangChengBao. Seu primeiro carro é o Leopard 5 (que já vende, em média, 4.000 unidades por mês) e agora há outros três novos modelos a caminho. E eles podem desembarcar no Brasil nos próximos anos.
A base da linha de veículos da FangChengBao serão SUVs construídos na plataforma DM-O (Dual Mode Off-road). No entanto, dos três novos modelos conceito apresentados, dois são SUVs e um é um carr esportivo com design bem diferente.
O primeiro é um SUV semelhante ao Leopard 5, só que maior. Chamado de Leopard 8, o modelo está quase pronto e entrará em produção ainda em 2024. As informações sobre o carro ainda são escassas, mas já sabemos que ele será híbrido, terá três fileiras de assentos na cabine e potência de até 680 cv.
O design adota o conceito chamado “Future Starship”, tendo a grade decorada com listras cromadas e faróis conectados a partir de uma barra em LED. O restante do visual é bem sóbrio, sem muitas curvas e bem semelhante ao seu irmão menor. Espera-se que o SUV de sete lugares estreie na China por cerca de R$ 362.000, na conversão direta.
O segundo é o conceito de um SUV menor chamado de FangChengBao Super 3. O modelo ainda tem muito o que mudar antes de alcançar uma versão final, mas mostra que existirá carros mais acessíveis que o Leopard 5 na linha. Sua produção é esperada para 2025, com versões híbridas e elétricas.
O último, mas não menos importante, é o conceito esportivo Super 9. Um modelo que, dificilmente, entrará em produção de grande escala na forma como se apresenta.
O seu visual é diferente do que estamos acostumados. O modelo é um conversível, mas praticamente sem para-brisa. É uma mistura entre o carro do filme “Speed Racer” e o raro Mercedes-Benz SLR McLaren Stirling Moss. Além de ser elétrico, tem monocoque em fibra de carbono, portas que se abrem para cima, dois assentos e rodas com porca central. Nenhuma especificação ou previsão de lançamento foi divulgada.
A FangChengBao pode ser vendida no Brasil?
Sim, mas não como uma marca independente. A BYD tem interesse de vender carros de suas submarcas Denza, YangWang e FangChengBao no Brasil, mas daqui a alguns anos e sob a bandeira da BYD. Além disso, existe a expectativa por outro nome para a FangChengBao em mercados ocidentais.