Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Stinger: a surpresa da Kia tem tração traseira e motor V6 biturbo

Modelo é a resposta coreana aos alemães Audi A5, BMW Série 4 Grand Coupé e Mercedes-Benz CLS

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 jan 2017, 15h07 - Publicado em 9 jan 2017, 14h50
Kia Stinger teve seu acerto dinâmico desenvolvido em Nürburgring
Kia Stinger teve seu acerto dinâmico desenvolvido em Nürburgring ()

Fazia anos que a Kia não escondia o desejo de ter um cupê de quatro portas para concorrer com os alemães Audi A5 e BMW Série 4 Gran Coupe. O resultado dos esforços da fabricante sul-coreana é o Kia Stinger, um belo gran turismo com motor V6 biturbo, tração traseira e que faz 0 a 100 km/h de 5,1 segundos.

Este tempo bastante interessante é da versão mais potente, com o V6 3.3 biturbo de 370 cv e 50,4 mkgf emprestado pelo Genesis G90. Ainda há um motor menor, o 2.0 turbo de 258 cv e 35,9 mkgf. O câmbio é sempre o automático de oito marchas já em uso no Quoris.

kia_stinger_gt_4
Motor V6 3.3 biturbo gera 370 cv e 50,4 mkgf (Divulgação)

Os carros com tração traseira têm diferencial mecânico de deslizamento limitado. Há também opção de tração integral com sistema de vetorização do torque para os dois motores. A vantagem está em monitorar continuamente as condições da estrada e a pressão no acelerador, enquanto usa os freios para manter a rotação correta em cada roda.

Continua após a publicidade
Lanternas traseiras são interiças e avançam pela lateral
Lanternas traseiras são interiças e avançam pela lateral ()

A propósito, a versão V6 tem sistema de freios Brembo por trás das rodas aro 19″, que combinam com as quatro saídas de escape do modelo. Não foi à toa que todo o seu desenvolvimento foi feito no lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha. 

Tração pode ser apesar na traseira ou integral
Tração pode ser apesar na traseira ou integral ()
Continua após a publicidade

O design também joga a favor do Kia Stinger. As linhas são mais agressivas que as do conceito GT, de 2011, com grade mais estreita, grandes tomadas de ar no para-choque e no capô. O teto tem queda suave, acompanhada por um friso cromado. Na traseira, as lanternas inteiriças se escondem sob o spoiler e têm uma parte estreita que avançam a lateral. 

Estilo luxuoso é de cupê de quatro portas
Estilo luxuoso é de cupê de quatro portas ()

Posicionado acima do Cadenza, o Stinger tem dimensões generosas: são 4,83 m de comprimento, 1,87 m de largura e 2,91 m de entre-eixos. O espaço interno aparenta ser bom, com o painel voltado para o motorista, até mesmo a tela da central multimídia – que segue a moda e está no topo do painel.

Continua após a publicidade
kia_stinger_gt_5
Largura do console central indica que espaço interno é bem generoso (Divulgação)

O quadro de instrumentos combina mostradores analógicos e digitais. Para aumentar a sensação de esportividade, há uma tela TFT colorida mostrando tempos de volta e força G em curvas. Entre os equipamentos, destaque para a suspensão ajustável eletronicamente com cinco modos de condução e para o sistema de som Harman Kardon com 15 alto-falantes e sub-woofer sob o banco do motorista.

As vendas do Kia Stinger terão início no final deste ano nos Estados Unidos, chegando à Europa logo em seguida.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.