Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Stellantis trabalha em novo volante com acelerador e freio integrados

O volante em forma de manche pode ser empurrado para acelerar o carro e puxado para frear, além de ser totalmente retrátil

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 8 jul 2024, 19h48 - Publicado em 8 jul 2024, 19h00
Alfa Romeo Milano
 (Divulgação/Alfa Romeo)
Continua após publicidade

Depois de anunciar que o seu sistema autônomo AutoDrive estreia no ano que vem, a Stellantis está cozinhando mais alguns projetos para o futuro. A descoberta da vez é um novo volante em forma de manche, que também será usado para acelerar e frear o carro.

A descoberta foi feita pelo site CarBuzz, que encontrou o projeto registrado no escritório de patentes dos Estados Unidos. Diferente dos volantes de manche tradicionais, o protótipo da Stellantis tem uma função onde o motorista irá empurrá-lo para acelerar o carro e puxá-lo para frear, substituindo os pedais do acelerador e freio.

Compartilhe essa matéria via:

De acordo com a montadora, o novo volante poderia facilmente ser operado com apenas uma mão. O único problema é que o motorista pode acabar acelerando o carro sem querer durante uma frenagem mais brusca, pelo efeito da inércia. Mas isso poderia ser resolvido apenas invertendo o funcionamento do manche.

Continua após a publicidade

Outro detalhe é que para funcionar, a coluna de direção não existirá, sendo substituída pela tecnologia steer-by-wire, que cria uma ligação virtual entre o volante e as rodas, assim como já acontece na Tesla Cybertruck. Essa tecnologia tende a se tornar cada vez mais comum nos carros — mesmo naqueles que ainda têm volantes circulares — devido à sua compatibilidade com os sistemas autônomos.

  • É por esse motivo que o protótipo da Stellantis também é totalmente retrátil, já prevendo um futuro onde os carros dirigirão sozinhos. Para isso, não há mistério; quando o motorista ligar o piloto automático, o volante se esconde no painel liberando mais espaço para o condutor.

Embora a ideia seja inovadora, ela não é totalmente nova. A Toyota, no ano passado, mostrou o NEO Steer, um tipo volante — também em forma de manche — voltado para os PCDs que usa alavancas adicionais para controlar os freios e a aceleração. Não há nada descrevendo que esse será o uso do seu projeto, mas com certeza facilitaria a adaptação dos carros para esse público.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.