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Stellantis trabalha em novo volante com acelerador e freio integrados

O volante em forma de manche pode ser empurrado para acelerar o carro e puxado para frear, além de ser totalmente retrátil

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 8 jul 2024, 19h48 - Publicado em 8 jul 2024, 19h00
Alfa Romeo Milano
 (Divulgação/Alfa Romeo)
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Depois de anunciar que o seu sistema autônomo AutoDrive estreia no ano que vem, a Stellantis está cozinhando mais alguns projetos para o futuro. A descoberta da vez é um novo volante em forma de manche, que também será usado para acelerar e frear o carro.

A descoberta foi feita pelo site CarBuzz, que encontrou o projeto registrado no escritório de patentes dos Estados Unidos. Diferente dos volantes de manche tradicionais, o protótipo da Stellantis tem uma função onde o motorista irá empurrá-lo para acelerar o carro e puxá-lo para frear, substituindo os pedais do acelerador e freio.

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De acordo com a montadora, o novo volante poderia facilmente ser operado com apenas uma mão. O único problema é que o motorista pode acabar acelerando o carro sem querer durante uma frenagem mais brusca, pelo efeito da inércia. Mas isso poderia ser resolvido apenas invertendo o funcionamento do manche.

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Outro detalhe é que para funcionar, a coluna de direção não existirá, sendo substituída pela tecnologia steer-by-wire, que cria uma ligação virtual entre o volante e as rodas, assim como já acontece na Tesla Cybertruck. Essa tecnologia tende a se tornar cada vez mais comum nos carros — mesmo naqueles que ainda têm volantes circulares — devido à sua compatibilidade com os sistemas autônomos.

  • É por esse motivo que o protótipo da Stellantis também é totalmente retrátil, já prevendo um futuro onde os carros dirigirão sozinhos. Para isso, não há mistério; quando o motorista ligar o piloto automático, o volante se esconde no painel liberando mais espaço para o condutor.

Embora a ideia seja inovadora, ela não é totalmente nova. A Toyota, no ano passado, mostrou o NEO Steer, um tipo volante — também em forma de manche — voltado para os PCDs que usa alavancas adicionais para controlar os freios e a aceleração. Não há nada descrevendo que esse será o uso do seu projeto, mas com certeza facilitaria a adaptação dos carros para esse público.

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