Stellantis confirma investimento de R$ 3 bi no RJ e promete carro inédito
Aporte será aplicado até 2030 na fábrica de Porto Real para a produção de modelos Citroën, inclusive o Basalt, e de um inédito que pode ser o Jeep Avenger
Na semana passada publicamos que o Jeep Avenger será produzido em Porto Real (RJ) com informações do site Autos Segredos e que seriam destinados R$ 3 bilhões para modernização da planta.
E nesta segunda-feira (27) a Stellantis confirmou o investimento de R$ 3 bilhões na fábrica carioca durante encontro realizado pelo Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano com o SecretáRio de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio De Janeiro, Vinicius Farah.
O aporte será utilizado de 2025 a 2030 e é o maior investimento da região sul fluminense nos últimos anos. A empresa confimou a produção de um modelo inédito no próximos anos em Porto Real, mas não revelou a sua identidade. O investimento também apoiará a produção do Citroën Basalt, que chega ainda este ano para completar a família C-Cubed.
“O Polo Automotivo Stellantis de Porto Real é estratégico para os planos da nossa empresa na região, contribuindo no desenvolvimento de uma mobilidade segura, sustentável e acessível. Anunciamos mais este importante ciclo de investimentos que apoiará o lançamento de um novo produto, inédito, e que certamente será um forte competidor em nosso mercado. Com isso, e a consolidação da família C-Cubed, planejamos aumentar nossa capacidade produtiva e seguir impulsionando o crescimento desta unidade”, diz Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
O grupo anunciou no começo de março um total de R$ 30 bilhões de 2025 a 2030 de investimento no Brasil, o maior da história do país. Desse montante, ficou definido que R$ 14 bi seriam destinados à planta de Goiana (PE) onde são produzidos os modelos Jeep (Renegade, Compass e Commander), além das picapes Fiat Toro e Ram Rampage. Outros R$ 13 bi iriam para a fábrica de Betim (MG), onde é fabricada o resto da linha Fiat, com exceção do Cronos que vem importado da Argentina. Nessa conta faltavam R$ 3 bilhões que agora já tem o destino conhecido.
Todo o montante será responsável pelo lançamento de 40 novos produtos, 8 motores, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid e tecnologias de descarbonização em apenas seis anos.