Na manhã desta sexta-feira (19), a Stellantis anunciou que adquiriu 70% do controle acionário da DPaschoal, empresa brasileira que presta serviços automotivos especializados desde 1949.
Com a aquisição da empresa, a Stellantis passa a ser o maior distribuidor de autopeças da América do Sul. Segundo a empresa, a operação está em linha com objetivo de expansão e fortalecer a capacidade de responder demandas mais complexas.
“Avançamos como uma mobility tech company, uma empresa capaz de atender a todas as necessidades de mobilidade e serviços de nossos clientes”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul. “Essa é uma das metas do plano estratégico global de longo prazo da empresa, o Dare Forward 2030. É um passo coerente que se soma à recente aquisição da Norauto na Argentina, empresa especializada na comercialização de produtos e serviços automotivos”, adiciona Cappellano.
Durante coletiva de imprensa os executivos da empresa confirmaram que a intenção é ampliar ainda mais a rede Dpaschoal. “O Brasil é um dos mercados automotivos mais promissores do mundo e, por esta razão, a Stellantis estabeleceu um plano de expansão regional, a fim de aumentar sua capacidade de atendimento ao consumidor ao longo de sua jornada. Com essa aquisição, será possível atender aos clientes de todas as marcas de veículos em suas necessidades de mobilidade segura, acessível e sustentável”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis América do Sul.
Para se ter uma ideia do tamanho deste mercado de reparação automotiva, o mercado de autopeças movimentou mais de R$ 96 bilhões na América do Sul em 2022. Só no Brasil, o setor transacionou mais de R$ 61 bilhões no período. Desse montante, 20% equivalem a peças originais (OEM) e 80% correspondem a peças de fabricantes independentes no mercado de reposição e pós-vendas (IAM).
Um pouco sobre a DPaschoal
A empresa adquirida pela Stellantis é uma das mais tradicionais no ramo de serviços automotivos no Brasil. Fundada em Campinas, a marca hoje opera com mais de 120 lojas próprias e 28 centros de distribuição. Dentre sua gama de produtos e serviços estão peças automotivas, pneus, óleos e filtros, acessórios, além de som e multimídia.
Além da própria DPaschoal, a empresa formou um conglomerado de diversas marcas que realizam diversos tipos de serviços automotivos, sendo elas: a KDP, Rede AutoZ, KMAXX, Recmaxx, Autocred, Maxxi Trainning e Maxxipel.
Hoje a empresa conta com quase 3 mil funcionários e encerrou 2023 com faturamento de R$ 2,6 bilhões.