Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Stellantis cancela de vez planos para nova geração da picape Dodge Dakota

Nova geração da Dakota era aguardada desde o fim do modelo em 2011. Jeep Gladiator deve preencher lacuna no mercado americano

Por Igor Macario
Atualizado em 13 Maio 2021, 15h01 - Publicado em 22 fev 2021, 21h28
Stellantis cancela de vez planos para nova geração da picape Dodge Dakota
Dakota chegou a ter mais uma geração posterior à vendida no Brasil (Divulgação/Dodge)

Desde que a Dodge Dakota saiu de linha lá em 2011 especula-se sobre uma nova geração da picape, que mesmo num curto período de tempo conseguiu reunir uma legião de fãs. No entanto, a Chrysler, e posteriormente a FCA, nunca concretizaram o retorno da Dakota, mesmo com o sucesso de modelos como a Ford Ranger e a Chevrolet Colorado nos Estados Unidos.

E agora parece que veio o derradeiro balde de água fria para quem ainda esperava ver uma nova Dakota. Com a união entre FCA e PSA, formando a Stellantis, aparentemente os planos de uma nova Dakota foram definitivamente enterrados.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Segundo o fórum GM Authority, a FCA até vinha formulando uma nova geração da Dakota, que poderia aproveitar a base da Jeep Gladiator, bem como o V6 Pentastar (já antigo) e câmbio de oito marchas.

Continua após a publicidade

Picape foi montada no Brasil por três anos. Uma vez lançada, a picape também poderia ter variantes mais fortes, ou com melhorias na suspensão e sobrenome Rebel, preparada para uso em pisos ruins e trilhas de alta velocidade.

No entanto, a Stellantis resolveu descartar o projeto. O GM Authority não falou nenhuma razão para o engavetamento da Dakota, mas o sucesso da Gladiator pode ter tornado o modelo desnecessário na linha, ainda que fosse uma rival perfeita para Ranger, Colorado e Toyota Tacoma.

Continua após a publicidade
dakota
Picape foi montada no Brasil por três anos (Divulgação/Dodge)

Embora tenha visual mais robusto que as rivais “convencionais”, a Gladiator acaba rivalizando também com essas picapes, e vem conseguindo boa participação no segmento. A líder disparada ainda é a Toyota Tacoma, mas a picape da Jeep se mantém próxima de Colorado e Ranger.

A Dakota chegou a ser produzida no Brasil em sua segunda geração, com direito a motores V6 e até V8 lá pelos anos 2000, na fábrica da Chrysler em Campo Largo (PR). Saiu de linha sem deixar substituta. O modelo ainda teve uma terceira geração nos Estados Unidos, que durou até 2011.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.