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Stellantis: aporte de R$ 32 bi tem híbridos nacionais e novo Peugeot 2008

Investimento faz parte dos R$ 32 bi anunciados para América Latina; R$ 13 bi serão destinados para a eletrificação da planta de Goiana (PE)

Por João Vitor Ferreira
25 abr 2024, 14h30
Todos os carros da Stellantis com 1.0 turbo e câmbio CVT devem receber sistema híbrido leve
Peugeot 2008 vendido na Europa (Divulgação/Peugeot)
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A Stellantis anunciou em março um investimento de R$ 30 bilhões no Brasil, o maior aporte da história no setor automotivo na América Latina. Na época, foi dito que o dinheiro seria usado, principalmente, para desenvolver a tecnologia Bio Hybrid, modernizar as fábricas e também lançar novos produtos – entre eles 40 modelos entre reestilizações, novas gerações e carros inéditos.

Agora, a empresa revelou o plano Next Level, que engloba toda a América do Sul e explica melhor para onde todo esse investimento será destinado. “Vamos consolidar a liderança e expandir os negócios, com o lançamento de novos produtos, investimentos direcionados para todos os Polos Automotivos da Stellantis na região,a aquisição de novas empresas, entre outras ações previstas em cada dos pilares estratégicos”, detalha Emanuele Cappellano, Presidente da Stellanis para a América do Sul.

De acordo com a Stellantis, o Next Level está dividido em seis pilares estratégicos:

  • Aceleração do negócio, com a expansão de produtos e serviços, a ampliação da liderança de mercado e o protagonismo na inovação;
  • Experiência do cliente, sendo a melhor empresa da indústria em qualidade dos produtos e serviços, com novas tecnologias para segurança e experiência de condução;
  • Excelência operacional, aumentando as sinergias e a eficiência operacional;
  • Descarbonização, liderando a transição energética para uma mobilidade segura, sustentável e acessível;
  • Pessoas, com a atração de talentos para consolidar a Stellantis como uma Mobility tech company;
  • Finanças, ampliando as receitas e garantindo a sustentabilidade do negócio.
Peugeot 2008
Peugeot 2008 será produzido na Argentina (Divulgação/Stellantis)
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Novo Peugeot 2008 na Argentina

Além dos R$ 30 bilhões destinados ao Brasil, também serão investidos R$ 2 bilhões na Argentina. Parte desse dinheiro será utilizado para a fabricação do novo Peugeot 2008, confirmado para o Brasil, importado da fábrica de El Palomar.

Para a introdução do novo SUV serão destinados US$ 270 milhões (cerca de R$ 1,39 bi). Esse montante será somado aos U$ 320 milhões (R$ 1,65 bi) já investidos em El Palomar para modernização do complexo e introdução da plataforma modular CMP.

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Ainda sobre o país vizinho, a Stellantis também investirá US$ 100 milhões (R$ 517 milhões) na 360Energy, empresa argentina do setor de energias renováveis. De acordo com a montadora, isso reforça seu plano estratégico Dare Foward 2030, que visa buscar a neutralidade de carbono até 2038.

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Com o investimento, a Stellantis adquiri 49,5% de participação acionária da 360Energy, que é a líder em geração de energia solar na Argentina com parques instalados na províncias de San Juan, Catamarca e La Rioja.

Polo da Stellantis em Goiana (PE)
Polo da Stellantis em Goiana (PE) (Divulgação/Stellantis)

Investimento em Goiana

Sobre os R$ 30 bi destinados ao Brasil, a Stellantis disse que R$ 13 bi serão investidos ao polo industrial de Goiana, em Pernambuco, entre 2025 e 2030. Esse montante será utilizado para ampliar o parque local de fornecedores nos próximos anos.

A cadeia contará com mais de 100 fornecedores, todos instalados em Pernambuco, que fornecerão e produzirão componentes e soluções para a propulsão híbrida e elétrica, descarbonizando a mobilidade e gerando novos empregos na região.

Anteriormente, a Stellantis já havia declarado que o primeiro modelo com a tecnologia Bio Hybrid será lançado ainda em 2024 e terá produção em Goiana e em Betim, no estado de Minas Gerais. Já o primeiro elétrico nacional do grupo vai demorar um pouco mais, chegando entre 2026 e 2027, possivelmente, quando a rede de fornecedores locais estiver melhor estruturada.

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