Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

SSC Tuatara quebra recorde e vira carro mais rápido do mundo, finalmente

Superesportivo atingiu média de 453 km/h nas medições nos dois sentidos da pista do Kennedy Space Center, na Flórida

Por Igor Macario
Atualizado em 14 Maio 2021, 17h42 - Publicado em 27 jan 2021, 18h29
SSC Tuatara quebra recorde e vira carro mais rápido do mundo, finalmente
Modelo finalmente conseguiu comprovar recorde de velocidade (SSC/Divulgação)

Ao que tudo indica, a SSC finalmente conseguiu bater o recorde de velocidade máxima para carros de produção em série com o Tuatara.

Segundo a própria empresa, a terceira tentativa teria sido bem sucedida, tanto pelo funcionamento do carro, que apresentou problemas na segunda tentativa, quanto pelas medições, que causaram controvérsia na primeira tentativa.

De acordo com a SSC, o Tuatara conseguiu média de nada menos que 453 km/h. O recorde é registrado pela média das velocidades atingidas em passagens nas duas direções, para anular eventuais alterações causadas pelo vento.

A marca ainda é bem inferior aos insanos 532 km/h que a SSC afirmava ter atingido na primeira tentativa, mas suficiente para dar o recorde ao Tuatara.

Continua após a publicidade

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

A marca atingida pelo Tuatara é substancialmente superior à do Koenigsegg Agera RS, até então detentor do título de carro mais rápido do mundo.

Continua após a publicidade

Para registrar as velocidades atingidas, o superesportivo foi equipado com equipamentos de medição da Racelogic, Life Racing, Garmin e IMRA, para eliminar qualquer dúvida sobre os números conseguidos pelo Tuatara.

A terceira, e aparentemente definitiva, tentativa ocorreu no Kennedy Space Center, na Flórida. Indo, o Tuatara atingiu 449 km/h. Voltando, o modelo chegou a impressionantes 460 km/h.

Continua após a publicidade

Ao volante, o proprietário da unidade, Larry Caplin, consegiu atingir o feito com o Tuatara. A pista da Flórida é bem menor do que a usada nas outras tentativas, com apenas 4,1 km, ante os 11 km de extensão da pista usada no estado de Nevada.

Isso pediu acelerações bem mais agressivas para que o modelo ganhasse velocidade mais rapidamente. Dos 4,1 km, três foram usados para atingir a velocidade máxima, com o restante usado para frenagem, de acordo com a SSC.

O Tuatara usa um V8 biturbo de 5,9 litros e nada menos que 1.750 cv quando abastecido com E85 – gasolina com 85% de etanol. Para ajudar, o coeficiente aerodinâmico do modelo é de apenas 0.29.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.