Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

SsangYong Torres se inspira nos Land Rover, mas foge do off-road

Além da aparência, o SUV também tem o nome que sugere um espírito de aventura; mas o conjunto mecânico não acompanha isso

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 jun 2022, 12h24
SsangYong Torres
SsangYong Torres, modelo mais recente da marca (Divulgação/Ssangyong)
Continua após publicidade

A SsangYong tem enfrentado sérios problemas financeiros, com direito a um pedido de falência. Mesmo assim, a coreana permanece ativa no mercado, desenvolvendo e produzindo novos modelos, como o Torres, um SUV “inspirado” nos Land Rover e que parte do equivalente a R$ 107.000 na Coreia do Sul.

Na dianteira, o SsangYong Torres não faz questão de disfarçar a influência da primeira geração do Range Rover Evoque, especialmente nos faróis e nos nichos dos faróis de neblina. Já a grade nos faz lembrar dos Jeep, com suas sete fendas. Por outro lado, o SUV tenta passar personalidade com os traços retilíneos.

SsangYong Torres
SUV tem clara inspiração nos Land Rover, mas grade remete aos Jeep (Divulgação/Ssangyong)

A traseira segue a inspiração com lanternas que remetem ao Range Rover Sport, verticais e com um pequeno espichado em direção às laterais, mas para por aí. A tampa traseira, com abertura lateral, simula a presença de um estepe pendurado ali. O pneu sobressalente, porém, fica em outro local, já que o volume central é interrompido pelo rebaixo da placa de licença.

Continua após a publicidade

As laterais têm volumes bem marcados, rodas que podem variar entre 17 e 20 polegadas, e mais um detalhe já conhecido dos britânicos. Se lembra do baú lateral presente no Land Rover Defender? Pois bem. Ele também aparece no SsangYong Torres.

SsangYong Torres
Traseira simula um estepe externo, enquanto a lateral tem um baú como no Land Rover Defender (Divulgação/Ssangyong)
Continua após a publicidade

Se por fora o SUV coreano exala referências, por dentro ele tem personalidade. O painel tem linhas horizontais e angulosas, uma tela “flutuante” de 12,3 polegadas para a central multimídia e outra menor, de 8 polegadas, para os comandos de climatização, como nos Audi e nos próprios Land Rover.

Compartilhe essa matéria via:

O quadro de instrumentos digital tem layout simples, mas de aparente boa leitura. A lista de equipamentos segue com bancos dianteiros ventilados, monitoramento de pontos cegos, piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa e faróis full LED. A SsangYong diz que o porta-malas tem 703 litros de capacidade.

Continua após a publicidade
SsangYong Torres
Interior do Torres tem personalidade (Divulgação/Ssangyong)

Sobrenome comum no Brasil, o nome Torres do SsangYong vem de outro lugar. Ele se baseia no montanhoso Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, com a intenção de sugerir um espírito de aventura ao SUV. Também é o que o visual de Land Rover sugere, mas tudo isso não passa de aparências.

Isso porque o Torres não tem qualquer credencial off-road, já que o motor 1.5 turbo a gasolina (170 cv e 28,6 kgfm) é sempre ligado a uma tração dianteira e câmbio automático de seis marchas, e não há planos para versões a diesel. Por outro lado, é esperada para 2023 uma configuração elétrica do SUV.

Continua após a publicidade
SsangYong Torres
Quadro de instrumentos e comandos de climatização são totalmente digitais (Divulgação/Ssangyong)

Lutando contra a crise

O Torres é o segundo modelo apresentado pela SsangYong desde que a empresa passou a lutar por sua sobrevivência. Em 2020, a indiana Mahinda&Mahindra, que detinha 75% da coreana, retirou seu financiamento também por uma crise financeira. Em dezembro do mesmo ano, a SsangYong entrou com pedido de falência no tribunal de Seul, capital da Coreia do Sul.

Continua após a publicidade

Em outubro de 2021, a coreana parecia ter encontrado a solução para suas contas com a Edison Motors, mas o negócio não vingou e a busca por um novo investidor seguiu. Hoje, a KG Group, empresa que atua nas indústrias química e siderúrgica, aparece como preferida para assumir o investimento na SsangYong.

Está previsto para julho um desfecho acerca do acordo e, para agosto, a divulgação da nova estratégia da SsangYong. Mesmo assim, a coreana segue lutando com os próprios braços e segue produzindo seus atuais modelos, mesmo cortando custos e congelando grande parte dos projetos. No ano passado, o e-Korando, versão elétrica do SUV, foi o primeiro modelo lançado em meio a crise.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.