Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Solução anticrise: os novos SUVs da Volks, Honda e Toyota

Com um mercado de SUVs que parece imune à recessão, Honda, Volks e Toyota se preparam para investir no segmento

Por Péricles Malheiros, Ulisses Cavalcante e Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 21h01 - Publicado em 9 Maio 2016, 16h48
Toyota C-HR, Honda WR-V e VW T-Cross
Toyota C-HR, Honda WR-V e Volkswagen T-Cross ()

Há pouco mais de um ano, Jeep Renegade e Honda HR-V desembarcavam quase simultaneamente no país, marcando uma nova fase no segmento de SUVs compactos. Desde então, os modelos derrubaram o Ford EcoSport da liderança e ignoraram a crise do setor automotivo. Diante desse cenário, não é surpresa imaginar que outras montadoras também querem participar da brincadeira. Algumas, inclusive, já estão prontas para a briga.

 

HONDA WR-V

Quando chega: 2016

Principais rivais: Ford EcoSport, Renault Duster

Expectativa de preço: R$ 70.000

A primeira estreia da nova leva de SUVs será da Honda. Animada com o sucesso do HR-V, a marca ampliará sua presença no segmento adotando uma solução caseira: lançar um modelo baseado no Fit e chamá-lo de SUV. Até o nome já está definido: WR-V. No entanto, ao contrário do antigo Fit Twist, que não passava de um Fit com acessórios de gosto duvidoso, o WR-V não será apenas uma simples versão aventureira, e sim um modelo com personalidade própria, com mudanças até na carroceria.

Continua após a publicidade
Honda WR-V
Ao contrário do Fit, que tem a frente curva em formato de cunha, o WR-V terá um capô menor e mais volumoso para reforçar a impressão de robustez ()

Para tanto, a Honda dedicou atenção especial ao design, inspirado no BR-V, um SUV com cara de minivan lançado em alguns países asiáticos no ano passado. Dele virá o estilo da dianteira, que terá grade maior que a do Fit, e das molduras plásticas nos para-lamas. O para-choque frontal será abaulado, reforçando a impressão de robustez. Já o capô será mais curto e alto, lembrando traços do EcoSport. Na traseira, as lanternas serão as do Fit, mas o espaço da placa será alojado em uma posição mais baixa na tampa do porta-malas. As barras lngitudinais no teto e o aerofólio mais pronunciado completam o pacote.

Honda WR-V
Sobram apliques plásticos pela carroceria. Os para-lamas terão molduras inspiradas no estilo do BV-R, apresentado na Indonésia ()

Dentro da linha Honda, o WR-V será posicionado próximo às versões mais caras do Fit (a top EXL custa R$ 75.700), mas abaixo das opções de entrada do HR-V (que hoje começa em R$ 78.700 com câmbio manual e R$ 84.900 com a transmissão CVT). Sendo assim, a novidade deve custar entre R$ 70.000 e R$ 80.000, encarando Ford EcoSport e Renault Duster. Apesar do estilo próprio, o WR-V conservará as virtudes do Fit, como o amplo espaço interno e o acertado conjunto formado pelo motor 1.5 VTEC e caixa CVT.

O WR-V, aliás, deveria ter sido lançado no primeiro trimestre deste ano, junto com a inauguração da nova fábrica de Itirapina (SP), onde dividiria a linha de montagem com o Fit. No entanto, a crise vivida pela indústria fez a Honda suspender a abertura da nova planta, pronta para operar desde o fim de 2015. A decisão também postergou temporariamente o lançamento do novo modelo, mas sua apresentação deve ocorrer neste ano, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro.

Continua após a publicidade

Se tudo der certo, suas vendas começam até dezembro ou, na pior hipótese, no primeiro trimestre de 2017. O Brasil não será o único país em que o WR-V será vendido: no ano que vem, ele estreará na Índia, onde o EcoSport marca presença desde 2013.

 

VOLKSWAGEN T-CROSS

Quando chega: 2018

Principais rivais: Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks

Expectativa de preço: R$ 75.000

Continua após a publicidade

Atrasada para a festa dos SUVs compactos, a Volkswagen ainda está trabalhando no figurino. O problema: a entrada na festa deve ocorrer só no começo de 2018. Quatro anos atrás, os brasileiros puderam ver o Taigun, um mini-SUV baseado no Up!. Mas o projeto não foi para frente. Pequeno demais, o modelo não seria viável para enfrentar o EcoSport (o rival a ser batido à época).

A solução foi partir para uma plataforma maior, chamada de MQB0, uma base modular que permite a criação de um SUV do porte do Polo europeu, dotado de tração dianteira e mesma motorização. Como a plataforma do próximo Polo será também a do nosso futuro Gol, o T-Cross seria mais uma opção para dividir os custos de produção do automóvel que já foi campeão de vendas no Brasil.

VW T-Cross
O futuro SUV será um dos primeiros modelos nacionais a incorporar a identidade visual que a Volks começará a utilizar a partir de 2017 ()

Por aqui, o já conhecido 1.4 TSI e o 1.6 mais simples devem ser as opções mais viáveis à proposta do utilitário esportivo da VW. O 1,6-litro brigando na base do segmento, enquanto o propulsor turbinado representaria a empresa nas versões top de linha.

A inspiração para o visual está sendo testada há pelo menos dois anos. Começou com o T-Roc, um SUV cupê mostrado em 2014 – e que deve gerar um SUV oriundo do Golf. Mais recentemente com o T-Cross Breeze, um SUV conversível apresentado em Genebra. Esse conceito é um pouco menor que o Tiguan, mas a ideia de um SUV conversível não está nos planos da empresa – essa configuração foi escolhida para dispersar o foco da mídia e do público nos reais planos acerca de um SUV compacto.

Continua após a publicidade
VW T-Cross
A VW irá adotar o visual off-road mandatório aos SUVs. Mas fique tranquilo: nada de estepe na traseira, como no CrossFox (Du Oliveira/Quatro Rodas)

A semelhança com a Audi é uma estratégia para refinar o visual. A traseira contará com lanternas de leds e câmera de ré – e não só os atuais alertas sonoros. A idéia é deixar a silhueta próxima à do Audi Q3. Assim, ele ficaria estilisticamente nomeio do caminho entre um SUV e um hatch grandão.

No entanto, não há previsão de sua chegada tão cedo. A estreia deve ocorrer no começo de 2018, ano recheado de lançamentos da alemã. A Volks prepara uma forte renovação de sua linha, já que em dois anos os modelos com a nova identidade visual da marca começa a chegar ao mercado.

Não gostou do nome? Não se preocupe: a ideia é só preservar o “T”, seguindo a tradição da marca de batizar seus SUVs com essa inicial (a exemplo do Tiguan e Touareg). O futuro SUV será batizado posteriormente.

 

TOYOTA C-HR

Quando chega: a partir de 2018

Principais rivais: Honda HR-V, Jeep Renegade

Expectativa de preço: R$ 90.000

O representante da Toyota, apresentado em versão definitiva no Salão de Genebra, tem uma boa chance de vir a ser fabricado no Brasil. Primeiramente, ele é construído sobre a plataforma TNGA, que será produzida no país, ainda sem o modelo divulgador. Para ajudar, essa nova arquitetura global da marca também serve de base para o novo Prius, híbrido cotado para ser feito no Brasil a partir de 2018. Por último, a Toyota tem urgência em ofertar um produto para competir no aquecido segmento de SUVs compactos.

Toyota C-HR
A dianteira futurística ostenta faróis gigantescos, que seguem em direção ? s laterais, fundindo-se com os volumosos arcos de roda ()

As linhas futuristas, com uma profusão de vincos, volumes e soluções estilísticas fora do convencional, podem até não agradar a alguns, mas não dá para negar: é impossível confundir o C-HR com qualquer rival. De frente, o para-choque volumoso com grandes aberturas verticais e horizontais confere o ar de nave espacial. No perfil, fica clara a intenção de criar um SUV cupê, com a queda do teto na traseira tão longa que torna difícil definir onde fica a coluna C. A traseira é o ângulo mais ousado, com volumes em forma de bumerangues no porta-malas e nas lanternas. O vidro bem inclinado, porém, deve dificultar a visibilidade interna. O SUV tem porte avantajado: são 4,35 m de comprimento, 1,8 m de largura e 1,57 m de altura. O Honda HR-V tem, respectivamente, 4,29, 1,77 e 1,59 m.

Toyota C-HR
Na traseira, lanternas em formato bumerangue. A tampa traseira acompanha o contorno das lanternas. No alto, a borda saliente funciona como um aerofólio que dá conitnuidade ao teto grande e inclinado ()

O novo Toyota será vendido inicialmente apenas na Europa. A produção começa na Turquia e, logo depois, nos Estados Unidos. A estreia acontece com uma versão híbrida (1.8) e duas a gasolina (1.2 turbo e 2.0 aspirado), ambas associadas a um câmbio automático CVT – o manual de seis marchas é apenas para a 1.2. A imprensa européia já travou um primeiro contato com o carro, e os comentários foram bastante elogiosos.

Toyota C-HR
A porta tem maçaneta junto ao teto e uma janela que, de tão pequena, mais parece uma escotilha ()

Mas apesar de todos os ventos soprarem na direção de um C-HR made in Brazil, uma fonte ligada à Toyota dá o aviso: “Os planos perderam um pouco da força desde o agravamento da crise do setor automotivo. Hoje, alguns já falam na criação de um SUV urbano mais barato que o C-HR, específico para mercados emergentes e também baseado na plataforma TNGA”. A julgar pelo belo visual do C-HR, tomara que não.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.