No futuro, a inteligência artificial estará presente na indústria automobilística desde a concepção até os serviços de pós-venda dos carros.
Atualmente, sistemas com capacidade de raciocínio, aprendizagem, reconhecimento de padrões e inferência são empregados na montagem e no controle de qualidade.
Mas já existem propostas de aplicação em processos que tradicionalmente estão a cargo de pessoas, como as pesquisas de opinião.
Três ex-executivos da indústria criaram um sistema que identifica como as formas de um carro são percebidas pelo cliente. Carlos Eugênio Dutra, especialista em produto; Marcelo Fantini, perito em comportamento do consumidor; e Rodrigo Pereira, profissional de marketing, junto com a empresa de pesquisas Route Automotive e a consultoria especializada em inteligência artificial A3Data, conceberam um algoritmo que relaciona imagens a atributos e sentimentos, baseado num banco de dados criado previamente.
Esse algoritmo vai poupar dinheiro e tempo no lançamento de um carro. As fábricas recorrem às pesquisas de mercado em pelo menos dois momentos num projeto: ao definir as características do veículo e nos preparativos da estreia, quando se determina o que será comunicado nos anúncios.
Como nasceu o algoritmo
1. Foi criado um grupo de estudos formado por mulheres, porque elas representam 50% do mercado de automóveis e influenciam os outros 50%.
2. O grupo de 100 consumidoras foi convidado a visitar o Salão do Automóvel de São Paulo e registrar fotograficamente os modelos que mais chamassem a atenção, despertando os mais diversos sentimentos.
3. Depois de feitas as fotos, as mulheres foram entrevistadas para contar que atributos e sentimentos elas identificavam nas imagens.
4. Relacionando as imagens aos sentimentos declarados pelas entrevistadas, um algoritmo estabeleceu sete grupos de atributos: Luxo, Tradicional, Inteligente, Conectado, Esportivo, Lazer e Off-Road.
5. A partir daí (com base no olhar das mulheres pesquisadas), o sistema passou a reconhecer como as características dos carros são percebidas pelos consumidores.
6. Ficou claro que a percepção do público muda de acordo com o ângulo do carro focalizado, o detalhe destacado e até a cor
do veículo retratado.
7. Em uma imagem de 360 graus, um Jeep Renegade, por exemplo, dependendo do ângulo avaliado, é apontado como esportivo ou moderno, enquanto um Ford Fusion é classificado como elegante ou conectado.