Uma das sensações do Salão de Pequim, o Smart #5 é fruto de uma parceria entre a Mercedes-Benz e a chinesa Geely. Prometido para esse ano, o SUV elétrico teve suas principais informações reveladas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) e é uma das esperanças para melhorar os números da marca em sua terra natal.
No mês passado, a Smart vendeu apenas 3.000 unidades na China, ficando fora do top 50 do país. Por outro lado, seus números na Europa são melhores. Na Alemanha, por exemplo, a marca vendeu 1.500 carros em maio, se tornando a segunda melhor entre as chinesas.
O Smart #5 chega como uma possível solução. O SUV tem um design moderno, com faróis finos e unidos por uma barra de LED. Já o para-choque traseiro é mais elevado, deixando o #5 um tanto mais aventureiro.
O interessante é que o SUV foge um pouco da proposta dos modelos anteriores da Smart. O #5 chega para ser o maior modelo da marca, medindo 4,70 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,70 m de altura e 2,90 de entre-eixos.
O MIIT não divulgou imagens da cabine. Mas se ele seguir o design interno apresentado em sua versão conceito, teremos algo bem tecnológico, principalmente pelas duas grandes telas que ocupam quase todo o painel, sendo uma delas exclusiva para o passageiro.
Além disso, na época do conceito, a Smart também prometeu recursos tecnológicos como uma inteligência artificial de “última geração”, que funcionaria como uma assistente, podendo conversar com os ocupantes sobre diversos assuntos. Porém, só saberemos mais sobre isso próximo do lançamento.
Pelo menos, o MIIT revelou quais as opções de trem de força do #5. Serão quatro diferentes, sendo duas com um motor e tração traseira e duas com dois motores e tração integral.
Começando pela mais básica, ela trás um motor elétrico de 339 cv. Acima dela, a outra opção monomotor entrega um pouco mais de potência, com 362 cv. As duas não tiveram a capacidade de suas baterias reveladas, mas elas serão do tipo LFP (fosfato de ferro e lítio).
Enquanto isso, a versão intermediária de dois motores é equipada com um dianteiro de 224 cv e outro traseiro de 362 cv. No total, a potência combinada chega aos 587 cv.
Acima dela, a topo de linha traz o mesmo motor dianteiro da anterior, porém, o motor traseiro é mais potente, com 421 cv. Combinados, eles entregam 646 cv. Sua bateria será do tipo NMC (níquel manganês cobalto), assim como a da versão imediatamente abaixo, mas foi a única que teve sua capacidade especificada. Serão 100 kWh, que devem garantir cerca de 700 km de autonomia pelo ciclo CLTC.
A topo de linha também é a única que chega aos 210 km/h, enquanto todas as outras são limitadas a 200 km/h. Todos terão arquitetura de 800 V, que permite um carregamento total da bateria em aproximadamente 15 minutos.
Por enquanto, isso é tudo que foi revelado sobre o Smart #5. O lançamento e o preço devem surgir só no segundo semestre.