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Sistema em carros novos evita desperdício de gasolina e cheiro nos postos

ORVR é tecnologia obrigatória nos carros em 2025 para reduzir em quase 100% a emissão de gases poluentes do abastecimento

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 jan 2025, 22h28 - Publicado em 22 jan 2025, 19h27
abastecimento
 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
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A maioria dos apaixonados por carros gostam do cheiro de gasolina ao abastecer e esse gosto levou até a invenção de termos como “maria-gasolina”, por exemplo. Porém, esse cheiro é provocado pela emissão dos gases evaporativos da gasolina e que também estão presentes no etanol, e eles podem fazer muito mal à sua saúde.

Entre os gases que evaporam está o benzeno, que é cancerígeno e também traz prejuízo ao meio ambiente. E já há uma solução para evitar que esses poluentes sejam distribuídos na atmosfera: trata-se da tecnologia ORVR (onboard refueling vapor recovery ou sistema de recuperação de gases), que é instalada no tanque de combustível de todos os carros novos produzidos a partir deste ano. 

O sistema traz válvulas e um filtro de carbono que impedem que esses vapores escapem para a atmosfera, que por sua vez, são reenviados para o motor e queimados juntamente com o combustível.

ORVR
(Reprodução/Internet)

Graças à resolução 492/2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), esse equipamento estará presente em 100% dos carros flex zero km vendidos no Brasil em 2025. 

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A lei determinou que, a partir de 2023, 20% dos veículos de cada montadora deveriam sair de fábrica com o ORVR, em 2024 essa exigência subiu para 60% e em 2025, 100% dos modelos novos devem atender a legislação. A exigência do ORVR também está presente na nova fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) PL8, que entrou em vigor em 2025. 

Segundo Ricardo Prado, gerente de estratégia de produto da Eaton, que fabrica o ORVR em Valinhos (SP), a tecnologia reduz 98% dos gases oriundos do processo de abastecimento. “A cada 50 litros de combustível, 75 gramas de compostos orgânicos voláteis são liberados na atmosfera, o que equivale a 100 ml de combustível. Portanto, além dos benefícios ambientais e de saúde, há até uma vantagem em consumo de combustível, pois 98 ml que seriam perdidos serão queimados normalmente”, explica Prado.

Considerando que um veículo rode anualmente 10.000 km consumindo em média 10 km/l, isso equivale a 2 litros de gasolina despejados diretamente na atmosfera por ano.

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A Eaton é a única que fabrica o dispositivo no Brasil e também a líder de mercado, e estima que desde 2023, graças à implementação do ORVR, 4.000 toneladas de compostos orgânicos voláteis deixaram de ser emitidos. É o equivalente a 5.000 litros de combustível. 

Posto-combustivel-gasolina-alcool-diesel-petrobras-3

O diretor técnico da Anfavea, Henry Joseph Junior, considera que a obrigatoriedade do ORVR é um avanço em termos de redução das emissões evaporativas de combustíveis voláteis, como gasolina e etanol, porém não resolve o problema.

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“Apenas ⅓ do total de emissões evaporativas é proveniente do abastecimento de veículos leves, portanto boa parte do problema está na outra ponta: os caminhões-tanque que abastecem os postos de combustível”, afirma Junior. 

No momento em que cada caminhão-tanque enche os reservatórios dos postos há uma emissão evaporativa bem considerável segundo o especialista e é necessário encontrar uma política pública ambiental que também possa solucionar essa questão.

O ORVR já pode ser encontrado em modelos desde a linha 2022, caso dos Hyundai Creta, Chevrolet Spin, Peugeot 2008, VW Polo, Virtus e Nivus.

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