Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Simuladores hiper-realistas atraem pilotos profissionais em SP

Paraíso para fãs de simuladores conta com seis estações equipadas com volante, pedais, câmbio, bancos concha e três monitores

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 mar 2017, 11h31 - Publicado em 15 mar 2017, 11h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Parece cena de filme de ação, mas é só um simulador
    Parece cena de filme de ação, mas é só um simulador (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Sou louco por games de corrida. Dos primeiros Need for Speed a Gran Turismo 6, nunca recuso um convite para participar de um racha on-line. Pessoas como eu já têm um lugar para se divertir na capital paulista: o Autódromo Virtual São Paulo.

    O local nasceu do hobby do DJ e designer Augusto Rizzi. Praticante de automobilismo virtual, ele deixou de lado a carreira para ganhar a vida com simuladores: “Percebi que havia demanda por um lugar onde os jogadores pudessem jogar e socializar”.

    São seis estações com volante, pedais, três tipos de câmbio (manual, sequencial e paddle-shifts), bancos concha, três monitores e fones de ouvido. O simulador escolhido foi o Assetto Corsa, considerado hoje um dos mais realistas e com melhor dinâmica no mercado, reproduzindo fielmente as características de cada pista, como ondulações e inclinações das curvas – muitas delas foram escaneadas a laser.

    Continua após a publicidade

    A reprodução dos carros também impressiona, com roncos estimulantes e alta complexidade de ajustes que fazem a diferença nas pistas.

    Até seis jogadores correm juntos
    Até seis jogadores correm juntos (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Na hora do meu teste, passei vergonha tentando me acostumar ao simulador, mesmo sendo piloto de videogame há quase 30 anos. Os carros também refletem a dirigibilidade da vida real, exigindo prática para domar bólidos como a Ferrari SF15-T da temporada 2015 de Fórmula 1.

    Continua após a publicidade

    Até pilotos profissionais visitam o local para praticar enquanto estão longe das pistas. É o caso de Fernando Rees, brasileiro que disputa o WEC (Campeonato Mundial de Endurance) há seis anos. “A estrutura do AVSP é a mais próxima possível do simulador que utilizo na Inglaterra”, afirma o piloto da Aston Martin Racing.

    Cada hora de jogo custa R$ 45 e o valor diminui à medida que o jogador permanece mais horas no local. Só tome cuidado para não ficar o dia todo lá.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.