Sete filmes vencedores do Oscar que têm carros entre seus personagens
Inspirados pelo Opel Kadett de "Ainda Estou Aqui", listamos alguns filmes vencedores do Oscar que trazem carros como seus personagens marcantes

O Brasil está ansioso para o Oscar 2025, já que podemos ganhar nossa primeira estatueta com o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres.
O filme é baseado no livro homônimo, escrito por Marcelo Rubens Paiva, que conta a história de sua mãe, Eunice Paiva, tentando descobrir o paradeiro de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, sequestrado por agentes da Ditadura Militar.

Ambientado no Brasil no início da década de 1970, o filme mostra o drama da família e todos seus membros. Um deles não passou despercebido para quem é amante de carros: o Opel Kadett B cupê vermelho da terceira geração, trazido por importação muito antes da GM lançá-lo por aqui pela marca Chevrolet.

Era o carro da família Paiva, relatado até mesmo no livro. Está presente em diversas cenas do filme e, assim como outros tantos carros, foram alugados pela produção para transportar o espectador ao Brasil de 55 anos atrás.
O discreto membro da família Paiva teve um papel importante na resolução do crime. Mas não vamos dar muitos spoilers aqui — apesar do filme ser baseado em um fato histórico do país. E inspirados nisso, listamos aqui alguns filmes vencedores do Oscar que tem carros como personagens marcantes.
Drive My Car (2021)
Vencedor do Oscar de melhor filme internacional e indicado na categoria melhor filme, o longa japonês conta sobre a história do ator e diretor de teatro Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima), que é atormentado pela morte de sua esposa.
O protagonista nutre uma relação muito próxima não só com o seu carro, como também com o hábito de dirigir, já que é nesse momento solitário que ele utilizava para passar seus textos. Porém, ele se vê obrigado a abandonar essa prática e compartilhar a direção com a sua nova motorista particular, Misaki Watari (Toko Miura).

Além dos protagonistas, outro personagem central é o Saab 900 Turbo de primeira geração. Com uma pegada esportiva, o hatchback sueco tinha motor 2.0 de quatro cilindros que entregava 142 cv e 20 kgfm, podendo ir de 0 a 100 km/h em 9 s.
Na trama, porém, o carro não chama atenção pela sua velocidade. Ele serve com cenário para diversos momentos de reflexão de Yusuke enquanto lida com seus traumas e os compartilha com Misaki.
Ford vs Ferrari (2019)
Após uma tentativa frustrada de Henry Ford II de comprar a Ferrari, incluindo seu programa de corridas, o empresário americano decide que irá vencê-los no território onde os italianos eram mais dominantes: as 24 horas de LeMans.

É aí que entram os dois personagens centrais do filme: o designer e engenheiro automotivo Caroll Shelby (Matt Damon) e o piloto de corrida Ken Miles (Christian Bale). A dupla então trabalhou na construção do “batedor de Ferrari”, o lendário Ford GT40 que beirava os 500 cv.
Indicado a quatro categorias do Oscar, incluindo a de melhor filme, o longa dirigido por James Mangold, levou duas estatuetas: melhor edição de som e melhor montagem.
Bullit (1968)
Steve McQueen interpreta o policial Frank Bullitt, que é designado a proteger uma testemunha. Mas ele falha na missão e tem que esconder o corpo da vítima até solucionar o caso.
O filme venceu o Oscar de melhor edição, muito graças à icônica cena de perseguição na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Pilotando um Ford Mustang 1968, equipado com motor V8 6.4 de 340 cv, Bullit desce e sobe ladeiras atrás dos vilões.

O modelo usado no filme foi leiloado por 3,74 milhões de dólares em 2020. Já o ator Steve McQueen deixou sua marca no automobilismo, sendo vice-campeão das 12 Horas de Sebring, em 1970.
Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
A franquia Mad Max sempre esteve ligada aos carros, mas foi só no quarto filme, Estrada da Fúria, que ela atingiu seu ápice. O longa foi o grande sucesso, sendo indicado em dez categorias do Oscar e vencendo seis: melhor edição de som, melhor mixagem, melhor direção de arte, melhor maquiagem, melhor figurino e melhor edição.

O filme não é uma continuação direta da trilogia estrelada por Mel Gibson, mas sim o reboot. Quem interpreta o personagem principal, Max Rockatansky, é Tom Hardy, que é capturado por Imortan Joe, o líder de uma tribo de rebeldes fanáticos por grandes motores em V.
Os carros off-road são a alma do filme e parte da caracterização do mundo pós-apocalíptico, onde a água e outros recursos naturais estão praticamente esgotados.
De Volta para o Futuro (1985)
Falar de De Volta para o Futuro é falar de DeLorean. O modelo DMC-12 fez a sua fama por ser a máquina do tempo utilizada pelo protagonista, Marty McFly (Michael J. Fox), para voltar ao passado.

Aliás, o DMC-12 não era muito querido na época — o que até rendeu uma reação não muito alegre do personagem principal ao vê-lo pela primeira vez. O seu motor V6 de 145 cv não era tão potente assim, e o seu câmbio manual de cinco velocidades não tinha um bom escalonamento das marchas.
O resultado era um carro considerado lento, que fazia de 0 a 100 km/h em 9,5 s. Pelo menos, ele tinha portas do tipo gaivota, algo que chamou a atenção na época.
Pequena Miss Sunshine (2006)
Mais um filme onde o carro é quase um membro da família. A pequena Olive (Abigail Breslin) é classificada para o concurso Pequena Miss Sunshine, e tem que sair da sua cidade para ir até a Califórnia para realizar o seu sonho.

A viagem de três dias é feita com toda a família a bordo de uma velha Volkswagen Kombi de pintura branca e amarela, no clássico estilo “saia e blusa”. O filme é um drama e explora os dramas pessoais de cada membro.
O filme foi indicado ao Oscar em quatro categorias, incluindo melhor filme, levando para o prêmio de melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante, dado a Alan Arkin, que interpreta o avô de Olive.
007 Goldfinger e Operação Skyfall (1964 e 2012)
007 é uma das franquias mais famosas da história do cinema e, assim como os diversos atores que se consagraram interpretando o espião, James Bond, as histórias também sempre trazem um luxuoso carro para acompanhá-lo na trama.
Mas aqui vale citar dois exemplos: Goldfinger, estrelado por Sean Connery, e Operação Skyfall, protagonizado por Daniel Craig.

Os dois venceram a mesma categoria, melhor edição de áudio, e tiveram como destaque a aparição do Aston Martin DB5. No primeiro filme, o Aston protagoniza uma cena de perseguição em Passo Furka, nos Alpes suíços.
O DB5 reaparece no longa de 2012, inclusive, utilizando a mesma placa do filme de 1964 (DMT 216A). Em Operação Skyfall, porém, o espião também dirige um Jaguar XJ.
Vale lembrar que Operação Skyfall também levou uma segunda estatueta, a de melhor canção pela música “Skyfall” da cantora Adelle.