Sete coisas que o Renault Kwid tem e outros carros mais caros não
Entre equipamentos de série e acessórios, Kwid consegue oferecer itens ausentes em modelos de categorias superiores
Essa matéria passou por uma atualização às 16:37 do dia 10/08/2017 por conta de um correção em relação aos itens de série do Mercedes-Benz Classe C
Faz tempo que um lançamento não causa tanta repercussão quanto o Renault Kwid. O modelo foi um sucesso na pré-venda e pode demorar até quatro meses para ser entregue.
A receita é fácil de entender: preço mais baixo que a média (graças a algumas escolhas e truques do fabricante) combinado a equipamentos exclusivos. Alguns, inclusive, estão ausentes até em modelos mais caros. Conheça sete itens que o Renault mais barato do Brasil tem e outros modelos, não – e não estamos falando da roda de três furos.
Isofix
O importante sistema de fixação para cadeirinhas é de série em todas as versões do hatch e garante que o assento seja preso diretamente à estrutura monobloco do carro.
O Fiat Mobi, um dos principais rivais do Kwid, não oferece esse item nem como opcional – apesar de disponibilizar o equipamento nas versões vendidas na Argentina. Outros carros de segmento superior, como Renault Sandero e Citroën Aircross, também não possuem esse tipo de fixação.
O equipamento deverá ganhar ainda mais importância a partir de 2018, quando os novos projetos deverão ter obrigatoriamente o equipamento – em 2020, o Isofix passa a ser obrigatório para todos os carros à venda.
Câmera de ré
O sistema embutido no centro do logotipo será oferecido como um opcional da versão Intense. Já é mais que o Mercedes-Benz C180 até a linha 2017, que não oferecia tal equipamento em nenhum pacote de acabamento.
Atualização: a Mercedes-Benz entrou em contato com QUATRO RODAS para corrigir que a linha 2018 do Classe C conta com câmera de ré em todas as versões.
Abertura interna do porta-malas
Esse item frugal representa uma preciosa economia de tempo (especialmente na chuva) em carros sem fechadura e com abertura elétrica. É tão simples que fica difícil entender porque nem o Renault Sandero R.S. topo de linha oferta tal acessório.
Cinto de segurança com regulagem de altura
Alguns modelos de luxo, como os BMW, possuem um mecanismo que autoajusta o cinto de segurança de acordo com a altura do passageiro e motorista. Não é o caso do Chevrolet Cruze, que não dispõe nem da solução alemã, nem de um mero mecanismo para regular a altura do cinto, como o presente no Kwid.
Airbags laterais
Um dos destaques do Renault é exclusivo no segmento (Mobi e Up! não oferecem nem como opcional) e ainda raro em modelos mais caros. Pior é o caso do Citroën C3, que chegou a dispor das bolsas infláveis extras antigamente, mas perdeu o item até nas versões com o novo câmbio automático.
Alerta do cinto de segurança para o passageiro
Dois simples sensores – um no assento, outro na trava – avisam que o passageiro não afivelou o cinto de segurança. Todo Kwid terá esse item, que ainda não chegou nem mesmo na versão topo de linha do Duster.
Sistema multimídia
A central MediaNAV com sua tela resistiva está longe de ser a mais moderna do mercado. Mas será uma alternativa atraente no segmento e deverá ter preço competitivo. Um exemplo que a Ford poderia seguir, já que nenhuma versão do Ka e Ka+ oferece esse equipamento cada vez mais requisitado.