Aplicativos como Uber e 99 facilitaram a vida das pessoas que não possuem – ou não querem usar – o próprio carro.
Mas alguns serviços digitais também prometem melhorar a vida e otimizar o tempo de quem não abre mão de dirigir.
Um deles é o Engie, que ajuda a encontrar uma oficina confiável e que pratique preços justos. Criado por Uri Levine, cofundador do Waze, o app promete identificar mais de 10.000 avarias no veículo.
Em caso de colisão, o aplicativo Car 10 permite calcular o prejuízo. Ao fornecer alguns dados, o programa envia ao usuário três orçamentos em até duas horas.
E não para por aí: há app que ajuda a vender o automóvel, como o Instacarro e Repasse (ambos prometem fechar o negócio em cerca de uma hora), ou que fazem serviços na sua garagem, incluindo lavagem, troca de óleo e vistoria do seguro.
Confira um pouco mais sobre cada um deles
Engie
A proposta do Engie é fornecer diagnóstico em tempo real sobre as condições do veículo e prever problemas mecânicos e elétricos. Também indica as oficinas mais próximas e o valor do conserto ou revisão.
Outra funcionalidade da tecnologia é que ele consegue cotar o preço do conserto em uma rede de estabelecimentos próxima do usuário.
Segundo a startup, o cliente poderá classificar a qualidade e custo da oficina por estrelas, recurso que com o tempo poderá reduzir a conta em até 30%.
Segundo Ariel Sacerdoti, CEO da Engie, o app tem sido muito bem aceito em Israel, Reino Unido, EUA, Espanha e México e já atende mais de 200.000 usuários.
O lado negativo é que toda essa funcionalidade tem custo. Para utilizar todos os recursos do app é necessário comprar o dispositivo Engie OBDII, que custa entre R$ 69 e R$ 99.
Ligado a uma porta OBDII (disponível em modelos fabricados a partir de 2010 no Brasil e 2002 em veículos importados dos EUA e Europa) ele pode ler sinais de sensores e códigos de erros dos módulos do veículo.
Car 10
O app gratuito para iOS e Android facilita a vida de quem teve seu carro danificado. Basta o cliente enviar as fotos das avarias na lataria e em cerca de duas horas já receberá de um a três orçamentos das funilarias mais próximas.
O usuário recebe uma orientação de quais ângulos deve produzir as imagens e todas elas já são encaminhas para as oficinas.
Assim como na Uber e no 99 é possível classificar o atendimento e o serviço da funilaria por estrelas e essa opinião pode ser vista por todos.
“Acompanhamos todas as etapas do serviço e se a oficina tiver uma classificação ruim entramos em contato para saber o que aconteceu e dependendo do caso suspendemos aquela empresa do cadastro”, diz Fernando Gimenez, diretor da Car 10.
Criado em 2014, hoje o Car 10 tem mais 2.500 oficinas cadastradas em todo o Brasil e pouco mais de 1.000 usuários.
Easy Carros
Permite solicitar serviços que podem ser feitos onde o veículo estiver. Há lavagem ecológica, enceramento, polimento, higienização interna, higienização do ar-condicionado, cristalização de vidros, limpeza técnica do motor, troca de óleo e hidratação de couro.
Os preços são tabelados conforme o tamanho do automóvel.
O pagamento só pode ser feito por meio do app, usando cartão de crédito. Se por um lado essa modalidade de cobrança traz comodidade, por outro acaba excluindo o consumidor que não quer pagar dessa forma ou não tem acesso a esse método eletrônico.
Não há previsão de disponibilizar outro meio de pagamento.
Os profissionais recebem uma classificação por estrelas e, segundo o Easy Carros, a avaliação média dos profissionais é 4,5 estrelas (de um total de 5) e a satisfação dos clientes está em 93%.
InstaCarro
Criada no fim de 2015, a InstaCarro virou uma opção popular para quem tem pressa. Ela promete vender seu carro em apenas uma hora e meia.
O proprietário pode oferecer seu veículo a cerca de 1.500 lojas cadastradas na plataforma. Ao divulgar seu veículo, o vendedor recebe as propostas e, se aceitar, a quantia é paga no ato.
A desvantagem desse processo é o preço abaixo do mercado. Afinal, a loja precisa pagar menos no usado para depois revendê-lo para outro consumidor.
Repasse
Neste aplicativo não há intermediação. Você faz o anúncio e disponibiliza o seu automóvel para milhares de lojistas cadastrados. A única regra é definir um preço de venda que seja pelo menos 15% abaixo da tabela Fipe.
A empresa atua em todo o Brasil e já registrou mais de 40.000 downloads. Trata-se de um facilitador de contato entre o particular, lojistas, concessionárias e repassadores.
A negociação entre os interessados é facilitada por um chat semelhante ao WhatsApp vinculado ao anúncio. Por lá é possível enviar áudios e fotos, ver os recibos de entrega e visualização de mensagens.
Como não há uma intermediação, a Repasse não controla as informações das lojas cadastradas. Portanto, é necessário redobrar o cuidado com fraudes e golpes.
Evita Mico
Ele oferece duas modalidades de vistoria: uma versão resumida, feita pelo próprio celular (R$ 59) ou uma inspeção de mais de 500 itens do veículo, por uma equipe de técnicos que vai até o local (R$ 349).
Conforme o teste que já tínhamos realizado, o app cumpre o que promete. Recebemos um relatório bem completo e didático na inspeção feita pelo celular, e, na vistoria presencial, o técnico apontou diversos problemas em um Land Rover Freelander 2004 que aparentava bom estado.
O serviço é relativamente barato, pois se torna uma importante ferramenta para a compra de um carro usado com segurança. Contudo, ele é limitado: só funciona em celular Android e seu serviço presencial é restrito a São Paulo.
Vistoria prévia
Quem contratar um seguro poderá fazer a vistoria por conta própria pelo celular. O segurado recebe um link que o direciona para um endereço virtual com as instruções para o envio das imagens.
A vantagem é realizar a vistoria prévia por conta própria, sem a presença de um vistoriador. O cliente recebe uma mensagem no celular com um link que o direciona para o app web.
A partir desse momento, o usuário consegue enviar imagens de pontos do seu automóvel, como a diagonal traseira e dianteira do veículo, motor, chassi e documento, por exemplo.
O fato de ser um site e não um aplicativo é vantajoso por não usar a memória do smartphone, porém as funcionalidades são mais simples e não existe outras funções além da vistoria.