Seguradoras são uma espécie de mal necessário no universo automotivo. Ruim com elas, pior sem. E vida que segue.
A startup Youse está chegando ao mercado com algumas propostas diferentes. Uma delas é devolver ao cliente uma parte do valor da apólice, caso não haja sinistros. Ou seja, se você não bater o carro, uma parte do dinheiro pago volta para o bolso do dono.
Outra novidade do serviço: não é necessário ter corretor. O serviço é todo online, então a Youse promete simplificar a parte burocrática.
Para aderir ao programa de recompensas “Youse Friends”, é necessário que os clientes interessados formem grupo – a partir de duas pessoas já está valendo.
Funciona assim: cada segurado do grupo para um valor de mensalidade, como R$ 100, por exemplo. Se o grupo tiver 20 pessoas, são R$ 2.000 levantados todo mês. Metade desse valor fica sob a guarda da Youse.
Ao final do ano, se nenhum dos participantes tiver se envolvido em sinistros, cada um dos integrantes recebe de volta R$ 600.
Esse sistema, conhecido por “cashback”, já está funcionando em um modelo piloto desde abril. Segundo a empresa, já existem cerca de 3.000 grupos – a maioria formados por duas ou três pessoas.
“Nossa principal intenção com o programa é fomentar as boas atitudes no trânsito e a economia colaborativa”, diz Patrick Larnaudie, gerente de novos negócios da Youse.
Como funciona
Quanto mais gente reunida, maior é a fatia que a empresa coloca no “cofrinho”. Para duas pessoas, a parcela é de 5%; para três, de 10%, e assim por diante, até chegar ao máximo de 50% para as equipes com 20 ou mais pessoas.
Ao final de 12 meses, se ninguém acionar o seguro, cada um recebe a sua parte proporcional na quantia acumulada.
Se alguns seguros forem acionados, mas ainda sobrar dinheiro no caixa do grupo, o pagamento é feito de forma proporcional. Caso o saldo seja zero, ou negativo, ninguém recebe estornos.
De acordo com a empresa, a adesão ao programa é gratuita e os seguros continuam sendo individuais. Em caso de sinistro, o pagamento da franquia fica por conta de cada segurado e não é abatido da reserva.
Diferenciais do seguro online
O seguro online se diferencia dos seguros tradicionais em alguns aspectos. O primeiro é a forma de pagamento: a assinatura mensal é debitada no cartão de crédito.
Também há possibilidade de fazer personalizações da abrangência do serviço. O consumidor pode escolher, por exemplo, se prefere cobertura apenas para colisões de pequena monta ou casos de perda total.
É possível incluir proteção para outros tipo de danos materiais, cobertura de terceiros e até gastos hospitalares. A customização pode tornar os valores mais atrativos do que a média do mercado.
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