A primeira picape da JAC estreia em nosso mercado até o final deste ano. Ela ainda está em fase de tropicalização de suspensões e motor.
O nome ainda não está definido. É conhecida ao redor do mundo como T6 e T8, dois nomes já usados no Brasil (o primeiro era um SUV e o segundo uma minivan), e como também como Frison. O mais provável é que ela terá um quarto nome por aqui.
A picape tem 5,32 metros de comprimento (6 cm a mais que uma Hilux e 4 cm a menos que uma s10), 3,10 m de entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,81 m de altura. Nas versões 4×4, o peso é de 1.930 kg.
“Apesar do porte de Chevrolet S10, o preço ficará alinhado ao da Fiat Toro flex, ou seja, na casa dos R$ 100.000”, afirma uma fonte.
Por esse preço, terá motor turbodiesel de 160 cv e o câmbio será sempre manual de seis marchas. Já se sabe também que o sistema de tração terá três posições: 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida.
Um fato é que o Brasil vai receber a Frison mais potente da JAC. Em outros mercados, a picape média tem opções que vão desde um 2.8 aspirado de apenas 69 cv e 25 mkgf que segue as normas Euro 2 de emissões e consumo, até um 2.0 de 103 cv e 32 mkgf nas normas Euro 5.
Apesar de a marca ter anunciado no final do ano passado uma nova fábrica em Goiás, ainda não está claro se a picape será produzida no país ou importada da China, como ocorre hoje com o SUV T40.