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Segredo: novo Ford EcoSport será muito diferente, mas não será chinês

Maior, mais moderna e sem estepe exposto, terceira geração segue como projeto brasileiro e com plataforma esticada

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 nov 2019, 11h56 - Publicado em 27 ago 2019, 19h50
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    Nova geração será maior e sem estepe atrás (Divulgação/Ford)

    Não custa lembrar: a primeira geração do Ford EcoSport, lançada no início de 2003, representou a volta por cima da fabricante no Brasil. Não é exagero dizer que o SUV que dividia plataforma com o Fiesta salvou as operações da Ford no Brasil.

    A terceira geração terá o desafio de manter a participação da Ford entre os SUVs, mesmo com a chegada de novos concorrentes. Por isso, grandes mudanças são esperadas para o modelo.

    Isso não quer dizer que o SUV compacto será desenvolvido por Changan ou Mahindra, marcas parceiras da Ford na China e na Índia – dois mercados também importantes para o modelo.

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    É possível que a traseira do novo EcoSport tenha caimento mais acentuado (Divulgação/Ford)
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    “O novo EcoSport está sendo desenvolvido pela Ford em Camaçari (BA)”, adianta uma fonte. “O projeto BX563 (que disseram estar relacionado a Changan) morreu há muito tempo”, completa.

    Embora esteja sendo desenvolvida onde nasceu, a nova geração do EcoSport terá conceito bem diferente das anteriores.

    O projeto em questão é o BX775. Terá o entre-eixos, enfim, alongado para aumentar o espaço interno e sua traseira ostentará linhas mais dinâmicas. Como o carro nascerá com estepe escondido, os designers terão mais liberdade para trabalhar o design.

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    Por dentro, uma das novidades será o quadro de instrumentos digital, como o do Puma europeu.

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    Motor 1.5 Dragon deve ser mantido na linha (Divulgação/Ford)

    O que não vai mudar é a plataforma.

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    O grande desafio da engenharia da Ford está em fazer todas as mudanças mantendo a base B2E. Ela é uma evolução da base Mazda B2B, estreada pelo Mazda2 em 2007, e já é usada tanto pelo EcoSport, como pelo Ka. Versátil, pelo menos, ela é.

    Ainda há bastante tempo de desenvolvimento pela frente. A nova geração do Ford EcoSport só deverá ser apresentada no final de 2021. Até lá, a Ford terá outros SUVs em sua gama de produtos no Brasil.

    O primeiro deles é o Territory, que chegará da China no ano que vem e deverá passar a ser fabricado na Argentina em 2022. Na mesma época, deve chegar ao Brasil um novo SUV médio, conhecido por enquanto como Ford Maverick.

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