Um comunicado repassado aos concessionários Honda, ao qual Quatro Rodas teve acesso, informa o início do faturamento da nova geração do Civic Si.
Ele custará R$ 159.900 no Brasil em pacote fechado, sem opcionais. Veja abaixo:
Esta é a primeira vez que o Civic Si tem motor turbo desde o lançamento da versão – em 1984, na terceira geração do modelo. É o 1.5 I-VTEC turbo em versão de 208 cv a 5.700 rpm e 26,5 mkgf de torque entre 2.100 e 5.000 rpm, sempre com câmbio manual de seis marchas.
Apesar das críticas aos números de potência e torque, menores que os de concorrentes como Golf GTI e Focus ST, o novo Civic Si promete ser mais empolgante que a versão Touring, de R$ 124.990, que usa o 1.5 turbo em versão de 173 cv e 22,4 mkgf, sempre acoplado a um câmbio CVT.
Nós já andamos no modelo no Japão, e cravamos: sim, é um esportivo de verdade.
Para efeito de comparação, o antigo 2.4 tinha 206 cv (7.000 rpm) e 23,9 mkgf (4.400 rpm) e o anterior a ele, que era fabricado no Brasil, tinha 192 cv (7.800 rpm) e 19,2 mkgf (6.100 rpm). Se por um lado não é girador, por outro gera mais torque mais cedo.
Como na geração passada, o Civic Si será importado apenas na carroceria duas portas. Sua traseira é mais curta e recebe dois elementos bastante chamativos: um enorme aerofólio e saída de escape central cromada. Na frente, as enormes tomadas de ar no para-choque dão o toque de esportividade.
Fazem parte do pacote de equipamentos os faróis full-led, o modo Sport capaz de mudar as respostas do chassi e da suspensão com amortecedores adaptativos, assistente de permanência em faixa, partida por botão, rodas aro 18″, bancos esportivos e freio de estacionamento eletrônico.
O novo Honda Civic Si estará disponível nas cores branco pérolizado, azul metálico, vermelho e preto perolizado, sempre com interior preto.
O valor de R$ 159.900 já pode ser considerado alto: no Brasil, o VW Golf GTI está tabelado em R$ 134.870. Pesa a favor do alemão o motor 2.0 TSI com 220 cv e 35,7 mkgf a 1.500 rpm (são nada menos que 9,1 mkgf a mais que o Si).
Mas o Civic Si traz uma carroceria cupê de duas portas com perfil mais esportivo que o discreto VW, e a possibilidade de ajuste da suspensão, coisa que o Golf não oferece.
Novo CR-V já tem preços
A nova geração do Honda CR-V também é assunto do comunicado. Custará a partir de 179.990, sempre com versão do motor 1.5 I-VTEC turbo de 190 cv e câmbio automático do tipo CVT.
Assim como o Civic, tem faróis full-led, rodas aro 18″ e assistente de permanência em faixa, mas ainda conta com partida do motor à distância, head-up display, monitor de fadiga, abertura elétrica do porta-malas, bancos dianteiros com ajuste elétrico.
Procurada, a Honda disse que “não comenta sobre lançamentos futuros. Todas as informações sobre os modelos CR-V e Civic Si serão divulgadas no lançamento”. A apresentação oficial do CR-V no Brasil está marcada para amanhã (dia 15).