Segredo: Honda Civic Si custará R$ 159.900 no Brasil
Nova geração do esportivo tem câmbio manual de seis marchas e, pela primeira vez, motor turbo
Um comunicado repassado aos concessionários Honda, ao qual Quatro Rodas teve acesso, informa o início do faturamento da nova geração do Civic Si.
Ele custará R$ 159.900 no Brasil em pacote fechado, sem opcionais. Veja abaixo:
Esta é a primeira vez que o Civic Si tem motor turbo desde o lançamento da versão – em 1984, na terceira geração do modelo. É o 1.5 I-VTEC turbo em versão de 208 cv a 5.700 rpm e 26,5 mkgf de torque entre 2.100 e 5.000 rpm, sempre com câmbio manual de seis marchas.
Apesar das críticas aos números de potência e torque, menores que os de concorrentes como Golf GTI e Focus ST, o novo Civic Si promete ser mais empolgante que a versão Touring, de R$ 124.990, que usa o 1.5 turbo em versão de 173 cv e 22,4 mkgf, sempre acoplado a um câmbio CVT.
Nós já andamos no modelo no Japão, e cravamos: sim, é um esportivo de verdade.
Para efeito de comparação, o antigo 2.4 tinha 206 cv (7.000 rpm) e 23,9 mkgf (4.400 rpm) e o anterior a ele, que era fabricado no Brasil, tinha 192 cv (7.800 rpm) e 19,2 mkgf (6.100 rpm). Se por um lado não é girador, por outro gera mais torque mais cedo.
Como na geração passada, o Civic Si será importado apenas na carroceria duas portas. Sua traseira é mais curta e recebe dois elementos bastante chamativos: um enorme aerofólio e saída de escape central cromada. Na frente, as enormes tomadas de ar no para-choque dão o toque de esportividade.
Fazem parte do pacote de equipamentos os faróis full-led, o modo Sport capaz de mudar as respostas do chassi e da suspensão com amortecedores adaptativos, assistente de permanência em faixa, partida por botão, rodas aro 18″, bancos esportivos e freio de estacionamento eletrônico.
O novo Honda Civic Si estará disponível nas cores branco pérolizado, azul metálico, vermelho e preto perolizado, sempre com interior preto.
O valor de R$ 159.900 já pode ser considerado alto: no Brasil, o VW Golf GTI está tabelado em R$ 134.870. Pesa a favor do alemão o motor 2.0 TSI com 220 cv e 35,7 mkgf a 1.500 rpm (são nada menos que 9,1 mkgf a mais que o Si).
Mas o Civic Si traz uma carroceria cupê de duas portas com perfil mais esportivo que o discreto VW, e a possibilidade de ajuste da suspensão, coisa que o Golf não oferece.
Novo CR-V já tem preços
A nova geração do Honda CR-V também é assunto do comunicado. Custará a partir de 179.990, sempre com versão do motor 1.5 I-VTEC turbo de 190 cv e câmbio automático do tipo CVT.
Assim como o Civic, tem faróis full-led, rodas aro 18″ e assistente de permanência em faixa, mas ainda conta com partida do motor à distância, head-up display, monitor de fadiga, abertura elétrica do porta-malas, bancos dianteiros com ajuste elétrico.
Procurada, a Honda disse que “não comenta sobre lançamentos futuros. Todas as informações sobre os modelos CR-V e Civic Si serão divulgadas no lançamento”. A apresentação oficial do CR-V no Brasil está marcada para amanhã (dia 15).