A Audi parece mesmo ter planos ambiciosos para o A3 Sedan. Apresentado há quatro anos, o modelo foi o grande responsável pelo crescimento da marca em todo o mundo nos últimos anos. No Brasil não foi diferente: a fabricante e o sedã bateram, juntos, recordes de vendas entre 2014 e 2015, levando à nacionalização do mesmo. Com isso, o modelo conquistou credenciais suficientes para ganhar uma versão superesportiva assinada pela divisão RS, confirmada para os EUA.
Previsto para ser revelado até o final de 2017, o inédito RS 3 Sedan foi confirmado durante um evento realizado pela Audi, nos Estados Unidos, formado por engenheiros locais, de acordo com o site norte-americano Quattro World. A produção do sedã superesportivo já é esperada há ao menos dois anos, quando a marca apresentou o protótipo A3 Clubsport Quattro – de quem herdará apenas o conceito de esportividade, enquanto o visual final será semelhante ao do atual RS 3 Sportback recém-lançado no Brasil. É esperado, no entanto, que o modelo seja baseado na primeira reestilização do A3 Sedan.
Também com o hatch, o sedã deverá compartilhar seu conjunto mecânico. O motor 2.5 turbo é o cinco cilindros mais potente já produzido pela divisão RS, com 367 cv de potência e 47,4 mkgf de torque. A tração será integral e o câmbio automático de sete velocidades S Tronic. Mesmo inferiores aos do conceito, que produzia aproximados 530 cv, os números são capazes de levarem o RS 3 Sportback de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, segundo a Audi, desempenho que deverá se manter quase que intacto no três volumes. Entretanto, especulações sugerem que a potência do RS 3 Sedan será maior: cerca de 400 cv.