São Paulo: carros de outras cidades passarão por inspeção
Medida consta de projeto de lei do prefeito Fernando Haddad
Carros que circulam pela cidade de São Paulo, mas são emplacados em outros munícipios, poderão ser obrigados a passar por inspeção veicular. A medida faz parte de projeto de lei apresentado pelo prefeito Fernando Haddad nesta terça-feira (19) à Câmara Municipal.
Estariam englobados nesse quadro apenas os veículos que rodam nas vias paulistanas em 120 ou mais dias durante o ano. Para isso, as mesmas câmeras que fiscalizam o rodízio veicular em São Paulo seriam responsáveis por registrar a passagem de carros de outros municípios.
A princípio, os proprietários desses veículos de outras cidades não seriam reembolsados após a inspeção veicular. Por outro lado, carros emplacados em São Paulo só não receberiam o reembolso caso fossem reprovados na avaliação. A taxa da inspeção é de R$ 47,44.
Segundo Haddad, a proposta visa combater os casos de proprietários que registram os respectivos veículos em outras cidades com o intuito de burlar a inspeção obrigatória. O prefeito estima que esse procedimento tem feito com que a cidade deixe de recolher R$ 1 bilhão.
Para entrar em vigor, o projeto de lei do qual consta a proposta deverá ser aprovado pelos vereadores paulistanos.