LaFerrari, McLaren P1 e Porsche 918 Spyder representam a primeira geração dos supercarros híbridos e foram revelados ao mundo juntos durante o Salão de Genebra de 2013. Isso foi há mais de 10 anos, mas ainda hoje eles são cultuados. Como só há uma Ferrari LaFerrari no Brasil, ver os três reunidos em público é algo raro, mas acontece no Festival Interlagos até o próximo domingo (11).
Os três supercarros marcaram o início do uso de motores elétricos e sistemas de regeneração de energia para aumentar o desempenho dos supercarros e têm pelo menos 900 cv.
É o caso do Porsche 918 Spyder. Ele tem três motores. Na dianteira, é tracionado por um motor elétrico de 131 cv e na traseira por um elétrico de 158 cv e um V8 a gasolina. Juntos eles somam quase 900 cv de potência (899,3 cv mais precisamente). E 130,56 kgfm de torque. Seu zero a 100 km/h foi cumprido em 2,6 segundos, sendo um dos carros mais rápidos já testados por QUATRO RODAS.
Como os Fórmula 1, o Spyder é construído com chassi separado da carroceria. As duas partes são feitas de composto de fibra de carbono e plástico reforçado. O chassi de elevada rigidez torcional tem a função estrutural, enquanto a carroceria extremamente leve foi desenvolvida como uma pele do carro, unicamente com as funções de estilo e aerodinâmica.
Já o McLaren P1 usa um motor elétrico de 179 cv para “ajudar” o 3.8 biturbo, que já desenvolvia 737 cv. Abateria de íons de lítio pesa 90 kg e permite uma condução puramente elétrica por cerca de 11 km, a velocidades bem acima dos 150 km/h. Ou então para dar um gás no desempenho, jogando toda a potência nas rodas traseiras junto com a força do V8 para aumentar a aceleração. A McLaren declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.
A LaFerrari, por sua vez, foi a primeira Ferrari híbrida alia o motor V12 de 6.3 litros aspirado, com 800 cavalos, a um motor elétrico de 163 cv, resultando em 963 cv. Seu sistema elétrico é baseado no KERS da Fórmula 1 e a força dos dois motores chega junta às rodas traseiras.
A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 3 segundos e a velocidade máxima supera os 350 km/h.
Esta é a única Ferrari LaFerrari do Brasil e era o carro mais caro do Brasil até a chegada do Bugatti Chiron. Esta Ferrari estaria avaliada em cerca de R$ 45 milhões. O mais impressionante: os quatro carros pertencem à mesma pessoa, que se identifica como “JR Private Collection” no Instagram. Também tem um Porsche 911 Sport Classic, um Carrera GT e um McLaren Senna no Brasil, além de um Aston Martin Valkirye na Alemanha. Uma coleção de respeito.