Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Santana, Fusca, Monza e mais: oito carros que hoje só existem na China

Eles tiveram suas épocas de ouro por todo o mundo e foram descontinuados, mas seguem firmes e fortes no diversificado mercado chinês

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 abr 2024, 14h16 - Publicado em 22 nov 2022, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O mercado automotivo chinês é, sem dúvidas, o mais diverso do planeta, com direito a dezenas de modelos em uma mesma marca. Só na Volkswagen, por exemplo, são 15 SUVs e 12 sedãs convivendo pacificamente. Tanta variedade acaba trazendo curiosidades, como a sobrevida de nomes conhecidos e já descontinuados no resto do mundo.

    Isso também inclui batismos muito familiares (e afetivos) aos brasileiros, como os antigos Chevrolet Monza, Volkswagen Santana e Ford Escort. Assim, separamos alguns destes célebres modelos que só continuam a existir na China. Veja quem são eles abaixo.

    Chevrolet Monza

    Chevrolet-Monza-2022
    Chevrolet Monza (Divulgação/Chevrolet)

    Mesmo descontinuado em 1996 no Brasil, o Monza segue à todo vapor no mercado chinês, onde acaba de receber uma atualização visual e mecânica. Por lá, o sedã tem medidas próximas às do Cruze, mesmo custando menos que um Onix Plus. Por falar em Onix, o desenho do Monza remete ao compacto brasileiro na traseira e nas laterais, enquanto a dianteira vai por um caminho de maior sofisticação.

    O atual Monza oferece dois conjuntos mecânicos diferentes na China: um com um motor 1.5 aspirado de 109 cv e outro com um 1.3 turbo híbrido-leve, com sistema elétrico de 48V e totais 163 cv. Neste último, o consumo prometido pela Chevrolet é de até 20,9 km/l em ciclo rodoviário.

    Ford Escort

    Ford Escort
    Ford Escort (Divulgação/Ford)

    Um clássico, o Escort chegou ao Brasil em 1983 e saiu de cena em 2003, abrindo espaço para que o Focus assumisse o posto de carro médio da marca. Na China, ele sobrevive como um modelo compacto da Ford, de entrada, apesar do design caprichado.

    Continua após a publicidade

    O Escort chinês é equipado com um motor 1.5 aspirado de 122 cv e câmbio automático de 6 marchas, e parte de 90.800 Yuan, equivalentes a R$ 67.600 em conversão direta.

    Ford Focus Sedan

    Ford Focus
    Ford Focus (Divulgação/Ford)

    O Focus ainda é vendido na Europa, mas em configurações específicas, como o hatch, o hatch aventureiro Active e a perua. O sedã segue resistindo apenas na China, já que o país possui um mercado que ainda valoriza a carroceria de três volumes.

    Compartilhe essa matéria via:

    Sempre com motor 1.5 turbo de 177 cv e câmbio automático de seis marchas, o Focus sedã chinês parte dos 119.800 Yuan, ou R$ 89.200 em conversão direta para a moeda brasileira.

    Continua após a publicidade

    Ford Mondeo

    Ford Mondeo
    Ford Mondeo (Divulgação/Ford)

    Por muitos anos, até por volta de 2014, o Mondeo viveu com personalidade própria. Depois disso, até a virada de 2021 para 2021, o modelo tornou-se uma variante europeia do Fusion vendido no Brasil. A aparência era quase a mesma, exceto pela caída do teto na traseira, que o tornava algo como um fastback – o vidro traseiro acompanhava a abertura do porta-malas.

    Em 2022, porém, com o fim do Fusion, o Mondeo voltou a ter carreira solo, mas só na China. Ele segue como um sedã grande, agora de aparência mais ousada, e equipado com motor 2.0 turbo de 238 cv. O câmbio é um automático de oito marchas. Disponível em quatro versões, o novo Mondeo chinês começa em 159.800 Yuan, algo próximo dos R$ 119.000 em conversão direta.

    Volkswagen Bora

    Volkswagen Bora Classic
    Volkswagen Bora Classic (Divulgação/Volkswagen)

    De vida curta no mercado brasileiro, o Bora segue com força total no mercado chinês em duas gerações diferentes: uma mais simples, de sobrenome Classic, e outra mais sofisticada e recente, com uma aparência que mescla elementos do finado Passat e do atual Jetta.

    Continua após a publicidade

    O primeiro é equipado com motor 1.5 aspirado de 111 cv e opções de câmbio manual de cinco marchas e automática de seis, e começa em 98.800 Yuan (R$ 73.600).

    Volkswagen Bora
    Volkswagen Bora (Divulgação/Volkswagen)

    Já o segundo tem motores 1.2 e 1.4, ambos turboalimentados. No 1.2 há opção de câmbio manual de 5 marchas na versão mais barata, que parte de 112.900 Yuan (R$ 84.000). Ainda no 1.2 e em todas as versões 1.4, há o DSG de dupla embreagem e 7 marchas.

    Volkswagen Fusca

    Volkswagen Beetle/Fusca
    Volkswagen Beetle/Fusca (Divulgação/Volkswagen)

    Após 81 anos, o Fusca (ou Beetle) saiu definitivamente de linha em 2019. Mas a China resiste e o modelo ainda aparece à venda no site chinês da Volkswagen, a partir de (caros) 178.800 Yuan (R$ 133.100 em conversão direta) na versão Yile, chegando a 249.800 Yuan iniciais (R$ 186.000) na topo de linha Zhile.

    Continua após a publicidade

    Para as duas versões de entrada, o Fusca é equipado com motor 1.2 turbo de 105 cv, contra o 1.4 turbo de 150 cv que equipa as demais configurações. Há também a versão Dune, aventureira, com opção para ambos os motores.

    Volkswagen Passat

    Volkswagen Passat
    Volkswagen Passat (Divulgação/Volkswagen)

    O Passat sedã saiu de cena por não representar mais vendas expressivas, deixando caminho aberto apenas à versão perua, que retornará em breve ao mercado europeu. Na China, porém, como já dito, os sedãs ainda têm força. Por isso, o sedã grande não morreu por lá, onde ele parte dos 179.900 Yuan (R$ 134.000).

    São três opções de motorização: 280 TSI (1.4 turbo de 150 cv), 330 TSI (2.0 turbo de 186 cv) e 380 TSI (2.0 turbo de 220 cv).

    Volkswagen Santana

    Volkswagen Santana
    Volkswagen Santana (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Um dos sedãs de maior sucesso da marca no Brasil, o Santana segue no mercado chinês como um modelo de entrada (a partir de 86.900 Yuan, ou R$ 64.700) e dimensões compactas, oposto ao seu antigo posicionamento por aqui. O desenho, por sua vez, mostra o peso da idade e dos baixos custos, com soluções simples e já antigas.

    Debaixo do capô está um motor 1.5 aspirado de 111 cv, acompanhado de um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.