Saldão: Ford Territory zero km é vendido com R$ 22.000 de desconto
Vendas estagnadas e novos concorrentes (inclusive da mesma marca) levam Ford a praticar desconto agressivo nas duas versões do Territory
O SUV médio Ford Territory chegou com pompas ao Brasil mas, aparentemente, tarde demais perto de concorrentes como o Jeep Compass. Se ainda havia espaço para uma vida, a insistência em preços altos e a redução da Ford no Brasil cederam espaço para alternativas como o Toyota Corolla Cross.
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Depois de meses e na iminência de concorrer até mesmo com modelos da própria marca, o Territory finalmente experimentou uma correção em seus valores, aproximando-o da realidade. O corte nos preços, conforme apurou QUATRO RODAS, chega aos R$ 22.000 e não é caso isolado.
Na contramão do mercado
Em tempos de encarecimento sensível dos automóveis, o Territory também sofreu reajustes depois do lançamento. Desde agosto de 2020 a versão SEL, de entrada, foi de R$ 165.900 para R$ 179.900. Ao mesmo tempo, a topo de linha Titanium subiu de R$ 187.990 para R$ 197.900.
O fator novidade até fez com que o carro obtivesse o quarto lugar no ranking mensal de vendas da categoria, em outubro passado, mas os reajustes, atualizações dos concorrentes e espera pela chegada de novidades derrubaram o Territory à 15ª posição no acumulado de 2021.
Com menos opções no portfólio, a Ford precisa garantir sua parcela de mercado e parece ter optado por um saldão agressivo. No caso do Territory SEL, o preço de tabela despencou dos R$ 179.900 para R$ 157.900. O desconto de 12,2% vale para pagamentos à vista mas, em compensação, as unidades também estão disponíveis para pronta entrega.
O preço promocional pode ser encontrado em lojas tão distantes quanto São Paulo (SP), Recife (PE) e São Luís (MA), reforçando que se trata de uma ação coordenada da montadora.
Impulsionado pelo 1.5 turbo de 150 cv, o Territory SEL é destacado pelo teto solar panorâmico e central multimídia de 10,1’’. Não à toa, o valor praticado é quase igual ao do novo Compass Longitude com motor 1.3 turboflex. No caso do Jeep, além de 35 cv a mais, há central de mesmo tamanho (e mais moderna) e painel de instrumentos digital como vantagens.
A missão não parece estar fácil, uma vez que a Ford precisou aumentar em R$ 5.000 o desconto inicialmente dado ao Territory SEL. Ao mesmo tempo, a versão Titanium, que seguia conforme a tabela, foi reajustada para R$ 180.900.
Na Titanium há o mesmo motor 1.5, mas são acrescentados detalhes como novo acabamento, assistentes de direção, sistema de câmeras e painel de instrumentos digital.
A oferta, entretanto, é novamente ameaçada pelo Compass Limited 1.3 — topo da linha flex —, cotada a R$ 176.990 (R$ 182.178 em São Paulo) e superior em termos de mecânica e recursos.
Como o Territory nunca foi fabricado no Brasil, seus descontos não se parecem um “bota-fora” para esvaziar estoques, mas uma tentativa de levantar um carro que patina desde seu lançamento.
A situação ficará ainda mais embolada com a iminente chegada do Bronco Sport ao Brasil: ao mesmo tempo que o modelo desembarca bem falado e com vendas espetaculares no exterior, sua faixa de preço aliada às opções de motores tendem a, mais uma vez, conter o desempenho na briga dos SUVs médios.
Se a situação já não era das melhores para o Territory, a presença do irmão de marca e categoria só tende a torná-la mais complicada.
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